Embrapa dá apoio para você recuperar áreas de cerrado

Precisa restaurar uma área sob domínio do Cerrado e não sabe que espécies usar?

Em https://www.embrapa.br/codigo-florestal/especies você encontra sugestões apropriadas. Selecionando a formação vegetal entre florestal, savânica ou campestre prossegue para o próximo filtro da fitofisionomia: mata ciliar, mata de galeria, mata seca ou cerradão, encontram-se as espécies recomendadas. Cada espécie é descrita pelo nome científico, nome popular e uso econômico. Por exemplo, para restaurar uma mata ciliar com formação florestal, recomenda-se entre 103 espécies, com o formato reproduzido abaixo:

Cerrado
Fonte: https://www.embrapa.br/codigo-florestal/especies

 

capa_biomasE por falar em Cerrado, em 19 de fevereiro, lembramos um ano do falecimento do Léo, o Prof. Leopoldo Coutinho, um apaixonado pelo Cerrado e o papel ecológico do fogo. Sua última contribuição, publicada no último dezembro, Biomas Brasileiros, descreve 16 biomas, compreendendo duas savanas: a tropical estacional e a tropical estacional semiárida.   Para mais informações, clique aqui.

Tudo a ver

Renascimento de Florestas de Robin Chazdon, é uma obra essencial para o manejo e restauração de florestas. No dizer da autora: todos os seres da Terra dependem das florestas tropicais de alguma forma. Oportunamente, Robin oferecerá um webinar gratuito online, para você assistir de onde estiver. Em sua próxima visita ao Brasil, será promovida uma sessão de autógrafos e um bate-papo com a autora. Se quiser ser avisado, mande um e-mail para rp@ofitexto.com.br

Tampouco podemos esquecer, ao chegar neste tema, do didático e precioso Restauração Florestal, de Ricardo Rodrigues, Pedro Brancalion e Sergius Gandolfi, em total acordo com a legislação atual.

Se quiser aprender como utilizar os Serviços Ecossistêmicos na Avaliação de Impacto Ambiental, com o renomado Prof. e consultor Luis Sánchez, as inscrições estão abertas. Curso totalmente online, na modalidade Networking. http://cursosautorais.ofitexto.com.br/curso/curso-de-avaliacao-de-impacto-ambiental-e-servicos-ecossistemicos/

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.