Enchente, Inundação, Alagamento e Enxurrada

Você sabe a diferença?

Ligar a TV e dar de cara com uma notícia sobre enchentes virou algo corriqueiro. A temporada de chuvas fortes e contínuas ainda não chegou (ocorre com frequência durante o verão), porém, eventualmente a população tem que enfrentar a onda de inundações que abatem as regiões do Brasil. São inúmeros prejuízos e transtornos causados pelos alagamentos, afinal, quem nunca ficou preso no trânsito por conta da chuva.

Geralmente, esses problemas estão relacionados ao acúmulo da água das chuvas sem a existência de meios necessários para o seu escoamento, consequência de um processo de urbanização sem planejamento.

Antes de nos prepararmos para encarar essas adversidades precisamos saber com o que estamos lidando, pois se você não sabe, vai saber agora as diferenças entre esses desastres.

Enchentes ou cheias – são definidas como a elevação do nível d’água no canal de drenagem devido ao aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal, porém, sem extravasar.

Presidente Getúlio, em Santa Catarina (Foto: Paulo Cesar Longen)

 

Alagamento – Quem nunca ouviu a expressão ‘pontos de alagamentos’? Nada mais é do que o acúmulo momentâneo de águas em determinados locais por deficiência no sistema de drenagem. Cobre pequena parte da planície.

Região do Botafogo, RJ (Foto: Nicolás Rey/G1)

 

Inundação – transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície de inundação ou área de várzea. Existem três tipos de inundação:

  • Inundação fluvial: quando ocorrem fortes chuvas que causam o transbordamento da água de rios e lagos;
  • Inundação marítima: originada por grandes ondas e ressacas;
  • Inundação artificial: causada por falhas humanas, como rompimento de barragens, acidentes na operação de comportas etc.
San Marcos, no Texas (Foto: Rodolfo Gonzalez)

 

Enxurrada – o escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, que pode ou não estar associado a áreas de domínio dos processos fluviais.

Nova Andradina, MS (Foto: Sandro de Almeida)

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.