Entrevista com o Prof. Ennio Marques Palmeira

Equipe do Comunitexto falou com o autor de Geossintéticos em Geotecnia e Meio Ambiente sobre o uso dos produtos sintéticos no Brasil, suas funções e vantagens

(Imagem: Ober)

 

A Editora lançou recentemente Geossintéticos em Geotecnia e Meio Ambiente, uma obra que reúne os 40 anos de experiência do Prof. Ennio Marques Palmeira sobre o tema para tratar das aplicações dos geossintéticos. Anteriormente falamos com o autor a respeito do livro. Dessa vez, conversamos com ele sobre os assuntos gerais sobre esse tipo de material.

Comunitexto: Quais as classificações de Geossintéticos?

Prof. Ennio M. Palmeira: Os geossintéticos podem ser classificados pelas suas diferenças de características, propriedades e aplicações. São materiais que podem ser utilizados em praticamente todas as obras geotécnicas e em diversas aplicações relacionadas à proteção ao meio ambiente.

CT: Quais as vantagens em seu uso? Existe alguma desvantagem?

Prof. Ennio: As vantagens são a facilidade de execução, rapidez na construção e custo competitivo. A desvantagem não se refere ao produto em si, mas a ainda menor variedade de produtos geossintéticos no Brasil em comparação ao que se observa em países mais desenvolvidos, embora tal limitação venha diminuindo continuamente ao longo dos últimos 15 anos.

CT: Quais suas principais funções?

Prof. Ennio: As principais funções dos geossintéticos são como elementos de reforço, drenagem, filtração, como barreira contra líquidos e gases, separação entre materiais e proteção.  Existem ainda algumas outras funções particulares.

CT: Os geossintéticos podem ser aplicados em várias áreas. Quais delas utilizam mais desse componente?

Prof. Ennio: O geossintéticos são mais comumente utilizados em obras de infraestrutura, particularmente em obras de infraestrutura viária. A utilização em obras de mineração também vem crescendo bastante no país, bem como as aplicações em obras de proteção ambiental, como é o caso de obras de disposição de resíduos poluentes.

CT: Sendo um pioneiro em pesquisas sobre geossintéticos no país, como você vê o uso do produto por parte de nossos profissionais?

Prof. Ennio: A utilização de geossintéticos vem crescendo continuamente no país. Por conta de pesquisas e a atuação de empresas, associações técnicas e científicas, pesquisadores e profissionais de engenharia, hoje os geossintéticos são materiais de construção respeitados e cada vez mais frequentes em obras geotécnicas e de proteção ambiental.

CT: Acredita que o Brasil avança juntamente com a modernização desse produto?

Prof. Ennio: Certamente, pois o avanço dos materiais permite o avanço na qualidade das obras e também em redução de custos e soluções que utilizam menos recursos naturais.

Tudo a ver

Geossintéticos em Geotecnia e Meio Ambiente reúne os 40 anos de experiência do autor no tema para tratar das aplicações dos geossintéticos por meio de uma sólida base teórica e diversos exemplos práticos.

Uma referência atualizada e completa sobre o tema, que traz exemplos práticos, ilustrações, requisitos para instalação, dimensionamento, avaliação de desempenho e exemplos de cálculos.