Entrevista com a autora de Patologias em alvenarias

A MSc. Cristiana Furlan Caporrino falou com a equipe do Comunitexto sobre o lançamento da 2ª edição do livro, agora pela Oficina de Textos

Fissuração de trecho de alvenaria por movimentações higrotérmicas diferenciadas. (Imagem retirada do livro Patologias em alvenarias – 2ª ediçãoEd. Oficina de Textos) Todos os direitos reservados.

Comunitexto: Por que decidiu escrever um livro sobre as patologias em alvenarias?

Cristiana Furlan Caporrino: Sempre achei interessante o assunto e com frequência elaborava laudos sobre isso (Patologias em alvenarias), até que fui convidada para dar um curso de pós-graduação nessa área e quando fui pesquisar para montar o material didático para essa aula, notei uma falta de literatura sobre o assunto, o que me inspirou a escrever um conteúdo com as minhas próprias palavras -sendo inclusive todas as fotos de minha autoria, para depois, futuramente virar um livro.

CT: Qual a diferença entre a primeira e segunda edição?

CFC: A segunda edição contempla algumas das considerações da NBR 15575 -Edificações habitacionais – Desempenho, Partes 1 a 6, que estabelece os requisitos e critérios de desempenho que se aplicam às edificações, entre os quais a vida útil, vida útil de projeto, vida útil estimada, o manual de operação uso e manutenção, entre outras.

CT: O conteúdo da obra tem características mais introdutórias ou ele se aprofunda em questões mais específicas?

CFC: Não é uma obra introdutória. É uma obra bem específica que se aprofunda tantos nas causas quanto no tratamento correto de cada patologia das alvenarias.

CT: Qual o grande destaque dessa obra e por que você a considera diferente de outras disponíveis no mercado?

CFC: São poucas as literaturas focadas nesse assunto. Na verdade, não encontrei nenhuma focada em patologias nas alvenarias. O que eu já vi foram obras sobre trincas, mas por abordar todas as patologias de alvenarias eu acredito que essa obra é única, até por tudo que eu pesquisei.

CT: Para quem a obra é indispensável?

CFC: É um livro essencial para estudantes de engenharia e arquitetura, gestores de obra e projeto. Percebo que muitos deles não conhecem alguns detalhes que estão no livro e no final acham interessante.

Patologias em alvenarias – 2ª Edição está disponível em nossa loja.