Estruturas metálicas: Entrevista com os autores

Os engenheiros Jary de Xerez Neto e Alex Sander da Cunha, especialistas em estruturas metálicas, falam sobre o lançamento da 2ª edição da obra, uma versão definitiva sobre o tema editada e publicada pela Oficina de Textos

Estruturas metálicas
Abrangente, a obra alia explicações didáticas a exemplos reais, baseados na sólida experiência profissional dos autores. (Imagem: divulgação)

Comunitexto: O que motivou vocês a escreverem um livro sobre estruturas metálicas?

Jary de Xerez Neto: O real motivo que levou a escrever este livro, se calcou na necessidade de escrever um livro baseado em casos reais, extraídos de obras e projetos de nossas carreiras sólidas de 20 anos de engenheiros de projetos de estruturas metálicas, fábricas e empresas de aço. Pois, desta forma, conseguiríamos passar confiança para o aluno em seus estudos, ao ver casos de projetos já executados, e como o fizemos.

E, o fazendo de forma passo a passo, com explanações presentes junto a todas equações, variáveis, e conceitos, conseguiríamos atender às demandas frenéticas de escritórios, onde o engenheiro estrutural precisa de tal informação de forma rápida, precisa e segura.

Alex Sander da Cunha: No meu caso, eu estava fazendo Pós-Graduação na UFF/Niterói em Estruturas Metálicas e tivemos uma reunião no Setor de Projetos da Petrobras entre os engenheiros e o novo gerente setorial. Nesta reunião o Jary, que já possuía dois títulos publicados, mencionou o fato de estar começando a preparar material para um livro de estruturas metálicas.

Ao final da reunião, na saída, o gerente sugeriu ao Jary que me convidasse para auxiliá-lo nesta empreitada. Nesta hora ele não disse nada, porém alguns dias depois me fez o convite para que eu me juntasse a este trabalho, o que eu prontamente aceitei. Acreditei, desde o primeiro momento, que seria a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas ao longo destes anos numa área onde há pouca literatura disponível.

CT: De casa nova (agora publicado pela Oficina de Textos), o livro ganhou um título novo e uma capa nova para sua segunda edição. O leitor também pode esperar novidades no conteúdo?

Jary de Xerez Neto: Sim. Pois graças aos esforços da Equipe da Oficina de Textos, conseguimos deixar o livro ainda mais gostoso de ler, e elegantemente muito mais bem elaborado. Apesar de nossos esforços como escritores, procurando trazer o significado de forma rápida a todas variáveis de uma equação, por exemplo, ou de um gráfico ou desenho, também precisamos do apoio de uma equipe organizada, pronta para nos atender e a melhorar o conteúdo. E, neste quesito, esta grandiosa editora superou nossas expectativas, e que com certeza, irá positivamente surpreender aos nossos leitores.

Alex Sander da Cunha: Concordo com o Jary, foi uma grata surpresa todo o cuidado, esmero e atenção dispensada por toda a Equipe da Oficina de Textos.

CT: Quais os principais destaques desta segunda edição?

Jary de Xerez Neto: A revisão geral e muito mais minuciosa sem dúvida se destaca, juntamente com o melhoramento dos desenhos e gráficos que já estavam metodicamente feitos anteriormente, e de uma maior leveza no tocante a leitura, sem ter retirado nenhum conteúdo anterior. Pois, frente aos muitos questionamentos da Editora Oficina de Textos, conseguimos melhorar ainda mais, o que já estava minuciosamente escrito, calculado, desenhado, elaborado.

Alex Sander da Cunha: Acredito que a opção pela utilização de recursos digitais (links para downloads de alguns gráficos, tabelas e figuras) atendendo a novos conceitos e necessidades do meio editorial, permitiu com que houvesse essa leveza que o Jary menciona acima, aliando-se a isso os questionamentos que permitiram uma melhor apresentação do trabalho.

Leia também

Patologia de estruturas: Entrevista com os autores

Considerações iniciais de um projeto estrutural: Carregamentos

O sistema computacional para estruturas de concreto

CT: Trata-se de um livro robusto, de quase 450 páginas. Foi possível abordar todo o material relacionado a estruturas metálicas?

Jary de Xerez Neto: A maioria do assunto necessário num escritório, sim. Todo o conteúdo atrelado ao cotidiano frenético de um escritório de cálculo, onde o profissional, seja um estagiário, técnico ou engenheiro estrutural, precisa com urgência encontrar soluções via equações, tabelas e gráficos, foi abordado.

Trazendo tudo aprendido e vivenciado de forma exaustiva ao longo de décadas, desde ligações soldadas e com conectores, ao dimensionamento de diversos tipos de perfis usados para vigas e colunas, coberturas, mostrando como elaborar um relatório técnico real de início ao fim, e o estudo complexo do universo de placas, foi possível abordar no primeiro momento.

O universo da engenharia é muito extenso, mas para o dia a dia pesado de projetos, conseguimos trazer tudo que mais usamos até hoje, da forma mais simples e prática possível.

Alex Sander da Cunha: Numa primeira análise sim, mas existem ainda muitos temas que poderiam ser abordados ou aprofundados. Por exemplo, o dimensionamento das lajes Steel Deck, pilares treliçados (embora sejam semelhantes às treliças apresentadas no livro),etc.

CT: Ainda é cedo para afirmar, mas vocês têm o objetivo de expandir o conteúdo para uma terceira edição?

Jary de Xerez Neto: Muito conteúdo, aplicado a parte pesada do universo das estruturas metálicas, está pronto e sobrando para um segundo volume, até, ou mesmo para o aprimoramento de uma terceira edição.

Muito aplicado a pontes rolantes fixas e móveis para cargas muito elevadas, reforço de estruturas de concreto com perfis metálicos – inclusive aplicados a obras de emergência (salvar um prédio do colapso) -, projetos de bunkers para impactos de testes hidrostáticos de elevada pressão, etc.

Temos esta necessidade de passar isso para o leitor, por muitos destes conteúdos não são encontrados nem em livros nacionais e internacionais, e foram requisitados em nossas vidas profissionais, e com urgência.

Matéria publicada em 18 de março de 2020


Tudo a ver

Com ilustrações explicativas, fotografias de casos reais em cores e detalhamento das fórmulas utilizadas, e material complementar no site, Estruturas metálicas é uma obra imprescindível para projetistas e engenheiros que lidam com cálculo estrutural, projetos, obras ou laudos técnicos. Em pré-venda na loja Ofitexto!