Engenharia civil

Você sabe quais são as exigências de resistência ao fogo nas edificações?

A NBR 14432 diz respeito às exigências de resistência ao fogo nas edificações. Esta tem por objetivo estabelecer as condições que devem ser atendidas pelos elementos estruturais e de compartimentação das construções que estão em situação de incêndio a fim de impedir que o colapso nas estruturas ocorra e que sejam atendidas as condições de isolamento e estanqueidade.

De acordo com a norma, é importante que os elementos estruturais mantenham sua integridade durante o incêndio, bem como que os elementos de compartimentação apresentem estanqueidade e isolamento térmico. 

Neste artigo, falaremos sobre as exigências de resistência ao fogo nas edificações estabelecidas pela NBR 14432. Confira!

Chamas em um fundo preto.
As exigências de resistência ao fogo nas edificações são estabelecidas pela NBR 14432. Foto: Lola Hipp/Unsplash

Exigências de resistência ao fogo nas edificações

As exigências de resistência ao fogo nas edificações em situação de incêndio têm o objetivo de evitar a propagação do incêndio, garantir que a evacuação dos ocupantes da edificação se dê de maneira segura, que as operações de combate ao fogo ocorram com segurança e que os danos às estruturas adjacentes sejam minimizados. 

Bombeiro esguichando água para conter incêndio em construção.
Permitir que as operações de combate ao fogo ocorram em segurança é um dos objetivos das exigências de resistência ao fogo nas edificações. Foto: Bjørn Nielsen/Unsplash

De acordo com a NBR 14432, as exigências de resistência ao fogo nas edificações são:

Integridade estrutural

Esta consiste na capacidade que determinado elemento tem de garantir a condição de segurança

Estanqueidade

É a capacidade de um elemento construtivo para impedir a aparição de fissuras ou rachaduras por meio das quais as chamas e os gases quentes possam passar, de acordo com os requisitos das NBR 5628 e 10636. 

Isolamento térmico 

Essa exigência de resistência ao fogo, de acordo com os requisitos das NBR 5628 e 10636, consiste na capacidade de um elemento para impedir que a temperatura média na face não exposta ao incêndio supere os 140 °C e que tenha aumentos pontuais de temperatura superiores a 180 °C. 

Lançamento da Ofitexto trata das exigências de resistência ao fogo nas edificações

Publicado no primeiro semestre deste ano pela livraria técnica Ofitexto, Dimensionamento de estruturas em situação de incêndio é um livro pioneiro que aborda de maneira completa, clara e direta diversos conceitos relacionados à segurança contra incêndios. 

A obra, de autoria de João Paulo Correia Rodrigues e Rafael Luiz Galvão de Oliveira, conta com um capítulo inteiramente dedicado às exigências de resistência ao fogo nas edificações de acordo com as normas regulatórias brasileiras que, além tratar em detalhes de integridade estrutural, estanqueidade e isolamento térmico, aborda curvas de incêndio por meio da apresentação de fórmulas e gráficos que explicam as definições não somente da NBR, mas também do Eurocode sobre a resistência ao fogo.

Gráfico demonstrando a curva de incêndio padrão, a curva de hidrocarbonetos e elementos externos do fogo em uma edificação.
Gráfico presente em Dimensionamento de estruturas em situação de incêndio, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

O livro apresenta as determinações de tempo requerido de resistência ao fogo de acordo com as normas brasileiras conforme o tipo e o uso das edificações, além de apresentar métodos de cálculo para indicar o tempo de cada um deles. Informa, também, as estruturas que, conforme as normas, estão isentas de verificação estrutural em situação de incêndio. 

Dimensionamento de estruturas em situação de incêndio conta, ainda, com exercícios resolvidos, desenvolvidos com o propósito de contribuir com a aprendizagem dos estudantes, bem como com a fixação do conteúdo apresentado na teoria em aula ou ao longo dos capítulos. 

Ilustração de um edifício com marcações de altura da construção.
Exemplo de exercício presente em Dimensionamento de estruturas em situação de incêndio, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

A obra está disponível para aquisição na livraria técnica Ofitexto na versão impressa. 

Lançamento da Ofitexto aborda exigências de resistência ao fogo nas edificações
Capa de Dimensionamento de estruturas em situação de incêndio. Todos os direitos reservados.

Para saber mais