Fundações: características dos solos

O autor João Carlos de Campos aborda os conhecimentos de segurança e determinação da capacidade resistente do solo que é o elemento que recebe as cargas das estruturas

 

O especialista em solos deve acompanhar e/ou determinar parâmetros de capacidade resistente e estabilidade do solo, para o dimensionamento e os detalhamentos da estrutura de concreto armado. A Mecânica dos Solos classifica os materiais que cobrem a terra (solo) em alguns grupos, como:

  • rocha;
  • solo arenoso;
  • solo siltoso;
  • solo argiloso.

Essa divisão não é muito rígida e nem sempre se encontram solos que se enquadram em apenas um dos tipos. Por exemplo, quando se diz que um solo é arenoso, está na verdade querendo-se dizer que a sua maior parte é areia, e não que tudo é areia.

Da mesma forma, um solo argiloso é aquele cuja maior proporção é composta por argila. Um dos principais critérios para fazer a classificação do solo é o tamanho dos seus grãos. A NBR 6502 (ABNT, 1995) classifica os solos segundo a Tab. 5.1.

Imagem retirada do livro Elementos de Fundações em Concreto (Ed. Oficina de Textos, 2015). Todos os direitos reservados.

 

É importante destacar que a granulometria apresentada na tabela difere daquela dos agregados para argamassa e concreto, claramente definidos na NBR 7225 (ABNT, 1993). Existem os Solos Coesivos (argilosos e siltosos) e os Solos não coesivos (granulares e arenosos).

Tudo a ver

Elementos de fundações em concreto detalha e exemplifica os cálculos estruturais, e também discute as características e as aplicações de fundações em concreto armado. As etapas da Análise Estrutural, o dimensionamento de peças de concreto e modelos de cálculo para o controle de fissuras, as características do solo e os cálculos de tensão: tudo isso pode ser encontrado no livro.