Geomorfologia: formas de relevo (parte 2)

Nesta segunda parte do nosso guia rápido, analisamos mais algumas formas de relevo da nossa superfície

Já falamos sobre planícies, planaltos, montanhas e colinas. Chegou a vez de conversarmos sobre serras, cordilheiras, depressões e vales. Conhece as diferenças?

Confira abaixo outras formas do nosso relevo:

Serra: é um conjunto de montanhas. Normalmente, as serras são mais compridas do que largas, e designam cadeias de montanhas cuja altitude varia entre 400 a 3.000 metros. Recebe esse nome porque seus terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos assemelham-se a uma serra. Exemplos: Serra da Mantiqueira, Serra dos Órgãos e Serra do Mar.

Foto da Serra da Mantiqueira, uma das mais proeminentes formas de relevo do país.

Serra da Mantiqueira (Fonte: Silvio Serrano)

Cordilheira: assim como a serra, também representa uma cadeia de montanhas, mas sua área é bem mais extensa, justamente por contar com um número maior de montanhas envolvidas. São formadas, principalmente, a partir do choque entre duas placas tectônicas. Exemplos: Cordilheira dos Andes, Himalaia, Alpes, Montes Apalaches e Pirineus.

Foto da Cordilheira dos Andes ao fundo. Na frente, um lago cercado de vegetação, e um barco passeando.

Cordilheira dos Andes (Fonte: depositphotos)

Depressão: trata-se de uma região mais baixa do que as áreas ao seu redor, e podem ser de dois tipos: depressões absolutas (quando estão abaixo do nível do mar) e depressões relativas (quando estão acima do nível do mar). Exemplos: Lagoa das Sete Cidades (Açores) e o Mar Cáspio.

Foto da Lagoa das Sete Cidades, cercada de vegetação e flores, e neblina em cima.

Lago das Sete Cidades (Fonte: Lacobrigo)

Vale: é uma espécie de planalto entre duas montanhas ou colinas. Trata-se, na realidade, de uma depressão alongada da superfície terrestre entre duas vertentes, com forma inclinada e alargada. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas. Exemplo: Grand Canyon, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Vale dos Reis.

Imagem do Grand Canyon visto de cima, com nuvens ao redor dos picos.

Grand Canyon (Fonte: Grand Canyon NPS)

Para ler sobre planícies, planaltos, montanhas e colinas, clique aqui!

Ainda no tema de relevo brasileiro, confira a obra Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais, de Teresa Gallotti Florenzano!

Para mais livros relacionados, acesse nossa livraria técnica!