Geossintéticos como solução sustentável: 3 perguntas para Ennio Marques Palmeira

Matéria publicada em 26.11.2019

Conversamos com o Prof. Ennio, pioneiro em pesquisas sobre geossintéticos no país, sobre esse material cada vez mais usado em obras de geotecnia e proteção ambiental. Confira a seguir o bate-papo!

Membranas geossintéticas ecológicas (Imagem: Maccaferri)

Comunitexto: Como você define se para solucionar um determinado problema irá optar por um processo convencional ou um em que é possível o uso dos geossintéticos?

Prof. Ennio: Na verdade, o engenheiro avalia técnica e economicamente as duas possibilidades. Ele pode ver quanto custaria uma solução convencional e quanto custaria, vamos dizer assim, a solução similar com geossintéticos. além do custo da solução com geossintético ser menor, ela tem uma vantagem ambiental, porque na medida em que você usa um material que é fabricado, você diminui ou evita a utilização de materiais naturais.

Então, por exemplo, se eu vou substituir uma camada de areia por um geossintético, naturalmente na solução com geossintético eu não vou precisar usar areia, e se eu não precisar usar areia, então não preciso extrair essa areia de uma jazida, também não irei ter que, eventualmente, pedir licença ambiental para usar aquela jazida para extrair areia, ou seja, acaba prejudicando bem menos o meio ambiente em comparação com a solução convencional.

CT: Com base na sua experiência, explique por que ainda tem gente que prefere o uso do convencional?

Prof. Ennio: Eu acho que é muitas vezes por falta de conhecimento, embora isso tenha melhorado nos últimos anos, acho que as vezes as pessoas desconhecem as soluções com geossintéticos, ou então as vezes a pessoa está muito acostumada com aquela solução convencional e acaba optando por ela. Agora esse tipo de atitude está cada vez mais difícil, porque se você uma solução alternativa à convencional, que além do custo ser mais baixo tem essas vantagens ambientais, creio que seja uma questão de tempo até que as mesmas pessoas que dizem “ah, eu trabalhei com essa solução, porque eu vou mudar agora?”.

É um processo no Brasil que ainda vem atrasado em relação ao que acontece nos países desenvolvidos, em que o pessoal sempre quando vai resolver um problema de Geotecnia tem mais conhecimento na possibilidade de utilizar os geossintéticos, e vai avaliar se aquela solução com geossintético é aplicável e se ela vai ser mais econômica. Isso já é uma coisa meio de rotina nesses países, enquanto no Brasil a gente está engatinhando ainda.

Leia também

Geossintéticos: Histórico e evolução

Desenvolvimento dos geossintéticos no Brasil

As funções dos geossintéticos

CT: Por que os geossintéticos aplicados a obras de proteção ambiental ainda é visto como algo que será importante no futuro e não agora?

Prof. Ennio: São vários fatores. O custo, a rapidez e versatilidade dos materiais, pois a solução de uma obra com geossintéticos é bem mais rápida do que aquela feita com uso dos convencionais. E tudo isso acaba implicando em custo também, já que, se você executa mais rápido, consequentemente gasta menos com mão de obra.

E a própria execução de obras com geossintéticos, a instalação dos geossintéticos, ela requer pouco mão de obra, então é uma solução, digamos assim, moderna. Você economiza em mão de obra, você faz a obra mais rápido, você evita ou reduz a utilização de materiais naturais, de onde vem o benefício ambiental.


GRANDE PROMOÇÃO DA OFICINA DE TEXTOS