Definição de obras de terra, segundo o Prof. Faiçal Massad

Obras de terra podem ser entendidas como uma “estrutura” construída com solo ou blocos de rocha, isto é, na qual o solo e a rocha são os materiais de construção. A esse propósito, um dos termos em inglês, usado para designá-las, é bastante sugestivo: earth structures; o outro é earth works.

Assim, são obras de terra as barragens de terra e de enrocamento e os aterros em geral, construídos para os mais variados fins. Nesse sentido, são obras “artificiais”, envolvendo um campo fértil para a prática da engenhosidade, na procura de soluções seguras e econômicas.

Há casos de obras em que o solo e a rocha intervêm como material natural, interessando a sua condição intacta, enquanto fundações dessas obras requerem, eventualmente, tratamentos adequados de caráter mecânico, químico (injeções) etc.

São os casos de obras como os aterros sobre solos moles; as fundações de barragens de terra, de enrocamento e de concreto; e as obras de contenção de encostas naturais.

Há três aspectos relevantes que precisam ser considerados ao se tratar das obras de terra:

1. A ação do homem sobre o meio físico

As obras de terra interferem diretamente com a natureza. A construção de uma barragem, de uma estrada, ou a implantação de um loteamento em região montanhosa requer cortes de taludes, desmatamentos etc. Tais ações rompem o equilíbrio natural, donde a necessidade de obras de contenção para evitar os escorregamentos e a erosão. Deve-se introduzir uma “mentalidade conservacionista”, procurando preservar o meio físico, desde o projeto, passando pela construção até a manutenção das obras de terra.

2. Condições geológico-geotécnicas

Frequentemente, o local mais favorável para a construção de uma barragem de terra apresenta alguma descontinuidade geológica, pois “o rio é uma linha de maior fraqueza natural”. Dessa forma, o engenheiro tem de estar preparado para enfrentar situações adversas em termos de subsolo.

3. Teoria e realidade

Em obras geotécnicas, diante da complexidade do subsolo, é quase sempre necessário proceder a idealizações ou simplificações da natureza. Esse foi o método adotado por Terzaghi, na esteira da revolução provocada na Física por homens como Ticho Brahe, Kepler e Newton, pois o Método Observacional de Terzaghi consiste em construir modelos simples para representar a realidade, cuidando, posteriormente, de verificar se as hipóteses adotadas são realistas, pela observação do comportamento das obras.


Para saber mais

Para saber mais sobre este importante tópico da Geotecnia, adquira o livro Obras da terra de Faiçal Massad. Integrando a série Curso Básico de Geotecnia, a obra apresenta os fundamentos que intervêm na concepção, dimensionamento e construção das obras de terra. A análise de estabilidade de taludes e a dinâmica das encostas naturais recebem atenção especial, onde também enfatiza-se a ação do homem sobre o meio físico.