Engenharia civil

Gestão de custos de obra: entrevista com Aldo Mattos

Gestão de custos de obra chega a sua segunda edição com temas atuais para a área da Engenharia Civil, sobretudo para os profissionais que atuam com engenharia de custos. Nesta, Aldo Dórea Mattos aborda questões novas para o setor, como lean construction, inovação e strartups em engenharia. 

Dividido em oito capítulos, Gestão de custos de obra se apresenta como uma coletânea de pílulas que pretende oferecer soluções e respostas rápidas a respeito dos mais variados aspectos do planejamento de construção. 

De forma detalhada, em cada um dos capítulos, Dórea Mattos apresenta aspectos únicos sobre orçamento, mão de obra, custos de materiais, licitações e contratos, além de custos indiretos, como remuneração dos construtores e valores despendidos em água e energia, por exemplo. 

O último capítulo é dedicado às novidades da área da construção civil, como o lean construction. O primeiro tópico busca desmistificar a ideia de que as novas tecnologias acabarão com os empregos dos engenheiros. Há, também, seções destinadas a apresentar formas como os drones podem ser utilizados a fim de auxiliar nas obras, e como funcionam empresas dedicadas à aceleração de startups e construtechs. 

A Comunitexto conversou com o autor de Gestão de custos de obra sobre suas motivações para desenvolver esse trabalho, que se volta aos engenheiros graduados nas mais diversas áreas, além de estudantes e gestores de obra. Confira a seguir!

Sete trabalhadores da construção observando um canteiro de obras.
Livro apresenta aspectos fundamentais sobre todas as etapas de uma obra. Foto: Scott Blake/Unsplash

Comunitexto (CT): O que o motivou a escrever esta obra? 

Aldo Dórea Mattos (ADM): Dúvidas de engenheiros e a falta de abordagem de muitos assuntos práticos na literatura técnica nacional.

CT: O que foi acrescentado nesta nova edição? 

ADM: Seções sobre inovação e lean construction, entre outras.

CT: Quais são os principais destaques da obra? 

ADM: O livro é uma coletânea de “pílulas” com explicação rápida e muitas dicas.

CT: A que tipo de público se destina o livro? 

ADM: Este livro é versátil. Ele se destina a engenheiros de todo nível de senioridade e tempo de carreira, incluindo construtores, gestores de obra e estudantes.

Obra de Aldo Mattos na livraria técnica Ofitexto

Repleto de gráficos e ilustrações que exemplificam, com base em casos reais, as melhores maneiras de se realizar a gestão de custos de uma obra, o livro de Aldo Dórea Mattos está disponível para aquisição na livraria técnica Ofitexto na versão impressa. 

Capa de Gestão de custos de obra, publicado pela Oficina de Textos.
Capa de Gestão de custos de obra, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

Para saber mais