Grandes escavações em áreas urbanas: desafios da segurança

A necessidade de construção de escavações cada vez mais profundas em grandes centros urbanos se faz presente, com enormes desafios de segurança e exequibilidade a serem enfrentados, além da previsão e da remediação dos possíveis efeitos sobre as construções vizinhas.

A utilização de estruturas de contenção para garantir a segurança das escavações implica projetar e executar soluções que envolvam não somente o dimensionamento dessas estruturas, mas também a estimativa de seus efeitos no solo adjacente e implicações nas estruturas nele assentes.

Esses efeitos são complexos e não totalmente previsíveis, uma vez que são relacionados com fatores que incluem, entre outros, características e condições do solo, presença da água, rigidez dos elementos de contenção, métodos construtivos e qualidade dos serviços utilizados.

Escavações nas proximidades de edificações nem sempre são conduzidas de forma segura e projetadas adequadamente, resultando em acidentes. Veja figuras abaixo onde mostram acidentes em obras urbanas de diferentes portes em grandes escavações.

im2
Escavação profunda em solos moles instabilizada por problemas construtivos no escoramento metálico – Nicoll Highway Excavation, Singapura. Retirado do livro Grandes escavações publicado pela Ed. Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

 

im4
Escavação não protegida junto a uma edificação, com instabilidade expondo e afetando as fundações vizinhas. Retirado do livro Grandes escavações publicado pela Ed. Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

 

im1
Cortina de estacas-prancha instável, executada sem escoramento em solo mole, afetando as edificações vizinhas. Retirado do livro Grandes escavações publicado pela Ed. Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

Já as figuras abaixo apresentam obras realizadas com sucesso!

im5
Escavação com 19 m de profundidade protegida com parede diafragma atirantada junto a um prédio em fundações diretas superficiais. Retirado do livro Grandes escavações publicado pela Ed. Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

 

im6
Escavação protegida com tirantes e chumbadores. Retirado do livro Grandes escavações publicado pela Ed. Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

Tudo a ver

Pensando na importância deste tema, Jarbas Milititsky lança pela Oficina de Textos o livro Grandes escavações em perímetro urbano. O autor atua nas áreas de investigação geotécnica, fundações, contenções e patologia de fundações e divide neste livro sua larga experiência no assunto apresentando o conhecimento sobre o tema.

capaEle aborda e comenta aspectos práticos das etapas e decisões de projeto e construção, bem como os cuidados necessários à aplicação de boa engenharia, a fim de reduzir riscos e conduzir de forma controlada os trabalhos.

Também ressalta a condição de complexidade envolvida na solução de problemas dessa natureza, a necessidade do envolvimento de profissionais com várias especialidades, a importância de comunicação permanente entre todos os participantes, especialmente na etapa de implantação dos serviços, e a tomada de decisões imediatas ao ser constatada falha construtiva ou sinalização de risco ou mau desempenho no acompanhamento do desenvolvimento dos serviços.

Conheça mais sobre a essa obra, veja degustação aqui!