Hidrossedimentologia Prática

A Erosão pode ser considerada como o câncer da terra. Há tipos de erosão que podem provocar até mortes. Uma vez ocorrida tira a fertilidade do solo, causa problemas locais, e carregam sedimentos para os cursos d’água, causando diversos outros tipos de problemas, sendo o pior o assoreamento dos leitos dos rios e reservatórios.

O estudo da Hidrossedimentologia, passa a ser imprescindível para o entendimento e mitigação dos processos erosivos e dos relacionados à dinâmica da água e dos sedimentos associados à ela na fase terrestre do ciclo hidrológico. Além do mais esses estudos auxiliam para:

  • Planejamento e gestão de recursos hídricos
  • Impactos do uso e ocupação do solo
  • Degradação da qualidade da água
  • Cenários futuros
  • Rede nacional de dados
  • Produtor de água

Para todos aqueles que se interessam e estuda este importante tema a obra Hidrossedimentologia Prática do autor de Newton de Oliveira Carvalho trata de maneira prática e simples, o estudo da erosão dos solos, transporte de sedimentos nos cursos d’água e o depósito desse sedimento no leito desses rios e dos reservatórios além de como medir na Natureza, como quantificar, qualificar e também como aplicar os conhecimentos, informações e dados disponíveis em obras de aproveitamenteos de recursos hídricos.

Considerando os efeitos nocivos, o livro mostra os métodos de medidas preventivas e corretivas para mitigação dos problemas decorrentes.

Na questão do estudo em barragem, é mostrado como medir o assoreamento já existente.

Incluso no livro, há um CD com programas diversos para calcular a descarga sólida, o assoreamento do reservatório e determinação da vida útil, considerando altura de depósito no pé da barragem e distribuição de sedimento ao longo do leito, tanto nas fases de inventário, viabilidade, projeto básico ou operação do aproveitamento. Os programas são acompanhados por manuais de operação.

Sobre o autor

O autor, Newton de Oliveira Carvalho, é engenheiro civil, formado em 1963 pela Escola Politécnica da antiga ENE, Escola Nacional de Engenharia, da Universidade do Brasil. Hoje em dia a escola pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Newton tem especialização em Obras Hidráulicas, tendo trabalhado em recursos hídricos com realização de estudos diversos na área de sedimentologia. Escreveu livros, capítulos de livros e diversos pequenos textos apresentados em congressos ou publicados em revistas técnicas no Brasil e no exterior. Muitas dessas publicações foram feitas com a colaboração de outros profissionais. Fez diversos cursos nas áreas de Recursos Hídricos e Sedimentologia no País e no exterior.

Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, considerando a contribuição técnica em Sedimentologia ao País. Atualmente trabalha como consultor independente em Recursos e Sedimentologia.