Hospital em 10 dias: como a China conseguiu?

Surto de coronavírus na China, que já deixou 361 mortos e mais de 17.000 casos suspeitos, obrigou o governo a construir hospital em tempo recorde.

hospital-engenharia-China-coronavírus
Vista aérea do hospital construído na China em dez dias. (Imagem: Xinhua/Cheng Min)

O processo não é novidade. Durante o surto da Síndrome Respiratória Grave (SARs), que matou 800 pessoas e infectou outras 8.000 entre 2002 e 2003, o governo chinês levantou o hospital de Xiaotangshan, nas proximidades da capital, em apenas sete dias, usando elementos pré-fabricados.

Agora, com um surto do novo coronavírus, que atinge a cidade de Wuhan, o país partiu para uma nova empreitada. Construiu uma instalação especializada na doença em 10 dias.

O hospital chamado Huoshenshan (ou “Montanha do Deus Fogo”), tem capacidade para 1.00 camas e foi inaugurado na última segunda-feira (3). Foi divulgado um vídeo acelerado das obras. Veja a seguir!

A China tem um histórico de fazer as coisas com rapidez, mesmo em projetos monumentais como este“.

diz Yanzhong Huang, membro sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores, referindo-se à construção do hospital em Pequim em 2003

Assim como o hospital de Pequim, o centro de Wuhan foi construído com prédios pré-fabricados, para acelerar e baratear o projeto. Módulo a módulo, os hospitais vão sendo montados a partir das peças que chegam das fábricas ou de depósitos.

Este país autoritário depende dessa abordagem de mobilização de cima para baixo. Eles podem superar a natureza burocrática e as restrições financeiras e são capazes de mobilizar todos os recursos“.

Pré-fabricados

Imagens da emissora estatal chinesa CGTN mostraram dezenas de tratores nivelando o solo para receber os blocos pré-fabricados. Enquanto os primeiros módulos eram montados, operários preparavam a rede elétrica do novo local.

Grupo trabalha na terça-feira (28) em local onde foi montado hospital Huoshenshan, em Wuhan, na China. (Foto: Chinatopix via AP)

Huang disse ainda que engenheiros vieram de todo o país para concluir a construção a tempo.

“O trabalho de engenharia é no que a China é boa. Eles têm registros de construção de arranha-céus em alta velocidade. Isso é muito difícil para os ocidentais imaginarem. Isso pode ser feito”, acrescentou.

Fonte: BBC News e G1

Matéria publicada em 05.02.2020


Tudo a ver

Guia da construção civil: do canteiro ao controle de qualidade é um manual prático para o engenheiro que planeja e orça um edifício ou acompanha o dia a dia da obra.

Por meio de uma linguagem descontraída e exemplos práticos, o autor transmite seus mais de 40 anos de experiência no planejamento, na construção e na fiscalização de obras.