Geografia e meteorologia

Recursos hídricos e meio ambiente

Impactos das Ilhas de calor

ilhaHá tempos observa-se que áreas urbanas e suburbanas possuem ilhas de calor, um “oásis inverso”, onde o ar e as temperaturas da superfície são mais quentes do que em áreas rurais circundantes.

O fenômeno da ilha de calor vem sendo observado em cidades em todo o mundo. Elas são formadas em áreas urbanas e suburbanas porque muitos materiais de construção comuns absorvem e retêm mais calor do sol do que materiais naturais em áreas rurais menos urbanizadas.

Existem duas razões principais para esse aquecimento:

  • A primeira é que a maior parte dos materiais de construção é impermeável e estanque, e  por essa razão não há umidade disponível para dissipar o calor do sol.
  • A segunda é que a combinação de materiais escuros de edifícios e pavimentos com confi guração tipo cânion¹ absorve e armazena mais energia solar. A temperatura de superfícies escuras e secas pode chegar a 88°C durante o dia, ao passo que superfícies com vegetação e solo úmido sob as mesmas condições chegam a atingir apenas 18°C.

O calor antropogênico, ou produzido pelo homem, menores velocidades do vento e poluição do ar em áreas urbanas também contribuem para a formação de ilhas de calor.

Impactos das ilhas de calor

Porque seus impactos negativos afetam muitas pessoas de várias maneiras. Ilhas de calor não causam apenas pequenos desconfortos adicionais; suas temperaturas mais elevadas, a falta de sombra e seu papel no aumento da poluição do ar têm sérios efeitos sobre a mortalidade e saúde da população.

Elas desperdiçam dinheiro ao aumentar a demanda de energia, ao despender maiores esforços para construção e manutenção de infraestruturas, para gerenciar enchentes e para a disposição de resíduos. Além disso, as técnicas construtivas insustentáveis que promovem as ilhas de calor tendem a não ser atraentes, chamativas ou saudáveis para a flora e fauna urbanas.

ilha-de-calor

 

Os benefícios da mitigação das ilhas de calor são muitos. A utilização de coberturas e pavimentos frescos, e árvores e vegetação impacta diretamente proprietários e usuários dos espaços onde esses recursos são implantados. Essas medidas, quando utilizadas em grande escala, podem afetar comunidades inteiras.

Características das ilhas de calor

Ilhas de calor apresentam cinco características comuns:

1. Em comparação com áreas rurais não urbanizadas, a ilha de calor é mais quente em geral, com padrões de comportamento distintos. Ilhas de calor são geralmente mais quentes após o pôr do sol, quando comparadas às áreas rurais e mais frescas após o amanhecer. O ar no “ dossel urbano”, abaixo das copas das árvores e edifícios, pode ser até 6ºC mais quente do que o ar em áreas rurais.

2. As temperaturas do ar são elevadas em consequência do aquecimento das superfícies urbanas, uma vez que superfícies artificiais absorvem mais calor do sol do que a vegetação natural.

3. Essas diferenças nas temperaturas do ar e na superfície são realçadas quando o dia está calmo e claro.

4.Áreas com menos vegetação e mais desenvolvidas tendem a ser mais quentes, e ilhas de calor tendem a ser mais intensas conforme o crescimento das cidades.

5. Ilhas de calor também apresentam ar mais quente na “ camada limite”, uma camada de ar de até 2.000 m (6.500 pés) de altura. Elas geralmente criam colunas de ar mais quentes sobre as cidades, e inversões de temperatura (ar mais quente sobre o ar mais frio) causadas por elas não são incomuns.

Veja abaixo algumas soluções para tornar a temperatura térmica dos ambientes mais agradáveis:

Tudo a ver

Quer conhecer mais sobre os efeitos negativos das ilhas de calor e estratégias para reduzir seus impactos leia a obra Ilhas de Calor, de Lisa Gartland e traduzida pela Oficina de Textos.

O livro aborda os conceitos de ilha de calor e como reduzir seus impactos de forma acessível, com exemplos práticos e conceitos teóricos claros. As comunidades podem pôr em prática as diversas formas de mitigar os efeitos das ilhas de calor e ter maior qualidade de vida. É uma ferramenta fundamental para engenheiros, arquitetos, climatologistas, pesquisadores e estudantes da área.

Para saber mais