Causadores de catástrofes naturais: hazards

Veja as principais características dos hazards, eventos naturais desencadeadores dos desastres

Hazards podem ser definidos como qualquer perigo e problemas provenientes de fenômenos naturais, como excesso ou deficiência de chuva, ventos fortes, erupções vulcânicas, terremoto etc. Ocorrem naturalmente, sendo, portanto, componentes da dinâmica evolutiva planetária, e apresentam ampla gama de situações de variabilidade natural. Veja a seguir alguns exemplos.

Foto de tsunami durante o por do sol, um dos hazards mais recorrentes no mundo.

(Fonte: divulgação)

Extremos de temperatura

O entendimento de extremos positivos de temperatura não é universal; em alguns locais, eles são definidos como temperaturas iguais ou superiores a 10 °C acima da média do local por uma sequência de dias. Em outros, esse limiar é definido com a sequência de pelo menos três dias nos quais as temperaturas noturnas são superiores a 20 °C, e as diurnas, acima de 33 °C.

Tais condições são, em geral, acompanhadas da diminuição da umidade do ar e acarretam situações de tempo bastante perigosas, pois podem provocar incêndios e doenças diversas na população.

A definição de extremos negativos de temperatura é mais subjetiva, pois, enquanto em alguns locais eles são entendidos como temperaturas abaixo do ponto de congelamento por um período de alguns dias, geralmente acompanhados por nevascas, esse critério não se aplica aos setores mais tropicais que, não obstante, podem experimentar períodos de dias muito frios em relação ao padrão do local. Temperaturas muito baixas também se associam à proliferação de doenças como gripe.

Tempestades

Entre as mais violentas manifestações da natureza, as tempestades ocorrem em qualquer regime climático e período do ano, podendo ser ocasionadas por diferentes fenômenos, como furacões, tornados, encontro de sistemas atmosféricos diferenciados etc.

Seus registros resultam, via de regra, em graves consequências, estando muitas vezes associados a ventos fortes, neve, descargas elétricas, movimentos de massa e inundações.

Abalos sísmicos

Ocorrem quando a energia contida nas rochas é rompida por uma força capaz de liberá-la ao longo de fraturas, normalmente a partir do movimento das placas tectônicas: os movimentos menores são chamados de abalos ou tremores, já os terremotos, que são movimentos tectônicos maiores, podem acontecer no contato entre as placas ou no interior delas.

Vulcanismo

Ainda que o número de vítimas provocadas pelas erupções vulcânicas seja muito inferior àquele produzido por abalos sísmicos, também nesse caso os erros de julgamentos e de estratégias fazem com que existam vítimas que poderiam ser evitadas.

Além disso, as perdas econômicas provocadas por erupções vulcânicas podem ser totalmente irrecuperáveis, diferente daquelas promovidas por inundações, por exemplo. Erupções vulcânicas estão no rol dos eventos catastróficos que podem causar isolamento das vítimas e que são recorrentes, ou seja, voltarão a acontecer no mesmo local.


Para saber mais

Para ir além dos hazards, veja o livro de Lucí Hidalgo Nunes. Em Urbanização e desastres naturais, a autora investiga o vínculo entre os processos recentes de urbanização e as catástrofes ambientais na América do Sul – região cada vez mais caracterizada pela concentração de pessoas em megalópoles.

Capa de Urbanização e desastres naturais.