Lançamento: Concreto protendido: Teoria e Prática – 2ª edição

concreto-protendido CAPALivro tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais de dimensionamento e verificação de estruturas de concreto protendido

Está disponível em nosso lojão o livro Concreto protendido: teoria e prática. A teoria apresentada tem como base as recomendações da Norma NBR 6118 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento), e é complementada com aplicações numéricas de exemplos extraídos da prática profissional.

O livro contempla, em seis capítulos, os seguintes assuntos:

1. Materiais, conceitos e princípios de funcionamento da protensão; 
2. Estudo comparativo entre as peças de concreto armado e protendido, tipos de protensão quanto aos processos construtivos e exigências relativas à fissuração, métodos dos Estados Limites e segurança nas estruturas; 
3. Verificação e dimensionamento das seções transversais; 
4. Cálculo das perdas de protensão; 
5. Revisões de conceitos e pré-requisitos, macrorroteiro para projeto de estruturas e traçado geométrico de cabos; 

6. Exercícios resolvidos.

Pode ser utilizado como material didático em cursos de graduação e especialização e por profissionais que atuam na área de Projetos e Execução de Estruturas de Concreto Protendido.

Com certeza, esta publicação vai atingir plenamente o grande objetivo dos autores, que é transmitir ao meio técnico informações necessárias e suficientes para entender e desmistificar o uso e a aplicação da protensão nos mais variados elementos estruturais“. Nelson Covas, Conselheiro da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto).