Engenharia civil

Lançamento em eBook: Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil

No último mês de fevereiro, a Ofitexto publicou o mais novo eBook do autor André Nagalli. Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil, uma das primeiras publicações da editora em 2021, tem como objetivo auxiliar no aumento da produtividade de profissionais da área no que diz respeito à gestão dos materiais sedimentares em um canteiro de obras. 

Por meio de gráficos, tabelas, figuras e demonstrações de cálculos, a obra pretende contribuir com a atuação dos profissionais que trabalham em todas as etapas de uma obra a fim de melhor manejar os resíduos gerados durante a mesma. O livro está disponível no formato de eBook, e pode ser lido em dispositivos digitais móveis, como tablets, smartphones e e-readers. 

Livro traz casos reais da aplicação de gestão de resíduos em diversos tipos de obra

Em Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil, Nagalli aborda diversas situações práticas que são vivenciadas diariamente nos canteiros de obra por profissionais da construção civil em diversas áreas de atuação.

Resíduos de obra de construção civil.
Resíduos de obra de construção civil.

Diferentes obras geram diferentes tipos de resíduos, porque cada uma delas trabalha com materiais distintos, que devem ser descartados de maneira específica. É partindo dessa premissa que o autor dá início ao livro. 

Apresentando a imagem de uma obra portuária, Nagalli questiona qual a destinação correta para os resíduos da construção nesse ambiente, e provoca: 

A menos que o leitor tenha experiência em obras portuárias ou na área de fundações, ficará difícil acertar a resposta. Isso porque aquele modelo mental clássico, da geração de restos de tijolos e argamassa, não se repete.

Ainda nos capítulos iniciais, o autor explica que são diversos os aspectos que devem ser considerados para que o descarte dos resíduos gerados em uma obra, tais como o fluxo de materiais, o tipo de processo que está sendo desempenhado (produtivo, construtivo ou desconstrutivo), as rotinas de controle de produtividade e de gestão, aspectos meteorológicos e até mesmo culturais. 

Autor apresenta propostas para  trabalhadores da construção civil

O livro trabalha com dados precisos a respeito de questões práticas relacionadas ao descarte de excedentes de obras de construção civil, como a dimensão de tipos específicos de resíduos. Ainda no início, uma complexa tabela, elaborada pelo próprio autor, expõe a densidade média de materiais específicos de acordo com a literatura especializada, produzida no Brasil e no exterior, a respeito desse tema.

A questão é de extrema importância, visto que os materiais podem, e de fato apresentam, medidas diferentes de acordo com o estado em que se encontram após a execução da obra. Da mesma forma, estes ocupam espaços distintos em diversos momentos dos processos construtivos ou desconstrutivos. 

Nagalli exemplifica esses fatores por meio de ilustrações didáticas como a que pode ser vista abaixo.

Exemplo de empolamento e contração na área de resíduos.
Empolamento e contração: figura disponível no eBook de André Nagalli./Todos os direitos reservados.

Ao longo dos demais capítulos, Nagalli traz as respostas às questões que motivam a obra. O autor apresenta propostas de soluções viáveis para que os trabalhadores da construção civil gerenciem os resíduos gerados nos processos construtivos ou desconstrutivos da melhor maneira possível, prezando pela sustentabilidade e respeitando, é claro, as normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis que dizem respeito ao descarte de materiais

Sobre o autor

André Nagalli possui formação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Direito, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Além disso, ao longo das últimas décadas, vem se dedicando à pesquisa em diversas áreas, alcançando o título de mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, e de doutor em Geologia, ambos pela UFPR. 

Atualmente, Nagalli atua como professor junto à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária, além dos programas de pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA). 

Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil está disponível para compra na livraria técnica Ofitexto. 

Este é o segundo título do autor publicado pela Ofitexto. Em 2014, a editora lançou Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil. Este aborda a classificação e a quantificação de resíduos e sua coleta, transporte e destinação, além de explicar a importância do gerenciamento para a redução de resíduos na fonte, sua reutilização e reciclagem, e seu descarte ambientalmente correto.

Matéria publicada em 05 de março de 2021

Para saber mais