Livro detalha experimentos em laboratório para estudo dos solos

Conhecer o solo é requisito fundamental para diversos projetos – aterros de estradas, barragens de terra e de enrocamento, fundações de edifícios, escavação de valas e túneis etc. E os ensaios laboratoriais e de campo são peça-chave para isso. O livro Mecânica dos Solos Experimental, de Faiçal Massad, detalha os conceitos básicos, as técnicas e os equipamentos necessários para a realização desses ensaios. O conteúdo é lastreado nas normas brasileiras e, quando pertinente, nas estrangeiras também.

Além de apresentar suporte teórico e procedimental, o autor investiga as principais fontes de erro e como eles se propagam em diversos parâmetros do projeto geotécnico – e propõe, a partir disso, as medidas para mitigá-los.

A obra traz ainda exercícios solucionados, questões reflexivas e roteiros para os ensaios, que cobrem temas como sedimentação, propriedades químicas dos argilominerais, limites de liquidez, ensaios de compactação do solo, determinação da densidade, da permeabilidade e do adensamento, entre outros.

Sobre o autor:

Faiçal Massad possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Harvard University e doutorado pela USP. Leciona há quase 50 anos na Escola Politécnica da USP, onde é Professor Titular Sênior. Suas contribuições como pesquisador do IPT, nas atividades acadêmicas na USP e como consultor em obras de terra e enrocamento, fundações, escavações e propriedades dos solos valeram-lhe o reconhecimento e o apreço da comunidade técnica, além de seis prêmios, entre os quais o Prêmio Terzaghi.