Arquitetura Sustentável

Livro publicado pela Ofitexto fica entre os finalistas no VI ENANPARQ

Teve início na última segunda-feira (1º) a sexta edição do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ENANPARQ). Com o tema “Limiaridade: processos e práticas em Arquitetura e Urbanismo”, o evento ocorre virtualmente em diversos campi da Universidade de Brasília (UnB) até a próxima sexta-feira (5). 

O propósito do encontro é provocar nos participantes reflexões a partir de vários pilares que sustentam o campo de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo levando em conta contextos nacionais e internacionais. A edição deste ano conta com a participação de grandes nomes da área, incluindo autores publicados pela Ofitexto. 

Avaliação pós-ocupação: da teoria à prática

Publicado pela Ofitexto em 2018, o livro organizado por Rosaria Ono, Sheila Walbe Ornstein, Simone Barbosa Villa e Ana Judite Galbiatti Limonge França, concorreu à premiação do ENANPARQ e terminou entre os cinco finalistas na categoria Coletâneas. 

A obra, destinada, principalmente, a arquitetos, urbanistas, engenheiros e designers, trata de conceitos práticos a respeito da avaliação pós-ocupação (APO) e sua aplicação em diversos processos de projetos em qualquer uma dessas áreas, além de propor reflexões atuais sobre todos os aspectos que devem ser avaliados. Outras informações sobre o livro podem ser encontradas na loja da Ofitexo.

Lançamento de Morar em apartamento no VI ENANPARQ

Além do destaque para a obra Avaliação pós-ocupação: da teoria à prática, o VI ENANPARQ também contará com o lançamento do livro Morar em apartamento, de Simone Barbosa Villa, também publicado pela Ofitexo. 

Miolo do livro Morar em apartamento, que será lançado na próxima quarta-feira no ENANPARQ

A autora terá uma participação no ENANPARQ às 16h desta quarta-feira (3) para apresentar o livro. Este apresenta a evolução dos apartamentos como moradia ao longo da História até os dias de hoje. A obra traz, além dessa linha do tempo, uma série de plantas e imagens que retratam toda essa trajetória. O lançamento de Simone Villa também pode ser adquirido no site da editora.

Programação do VI ENANPARQ

O ENANPARQ é um evento bianual que ocorre a cada dois anos do qual participam pesquisadores das áreas de Arquitetura e Urbanismo. A edição deste ano, exclusivamente, será realizada em ambiente virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus. 

A programação virtual, ambientada na UnB, será composta por mesas e reuniões temáticas e oficinas que tratarão de cinco distintos eixos, além de rodas de conversa com lançamentos e exposições, e exibição de filmes relacionados às áreas. 

Os eixos temáticos contemplados no evento são projetos, políticas e práticas; projeto, tecnologia, infraestrutura e questões socioambientais; história, historiografia e crítica; patrimônio, escalas e processos, e intercâmbios culturais e redes. A programação completa do VI ENANPARQ está disponível no site do evento. Os encontros serão exibidos gratuitamente ao público interessado no canal da Finatec no YouTube.

Matéria publicada em 02 de março de 2021

Para saber mais