Maciços de origem sedimentar formados por solos granulares ou areias

Doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Feup), Manuel de Matos Fernandes oferece sua visão acerca do tema

(Foto: Divulgação)

 

Designam-se como solos granulares ou, simplesmente, como areias, os solos em que há um predomínio de partículas grossas (partículas que se distinguem macroscopicamente com maior ou menor facilidade), nomeadamente partículas com dimensão de areia e pedregulho. É para esses solos que os conceitos já aflorados de boa ou má graduação se aplicam e têm relevância.

As partículas grossas normalmente apresentam as duas propriedades seguintes:

  • São constituídas essencialmente por quartzo, material quimicamente muito estável (praticamente inerte);
  • São aproximadamente equidimensionais, isto é, tomando três dimensões com direções ortogonais entre si, elas são, em geral, da mesma ordem de grandeza.

A primeira propriedade tem como consequência o fato de que as forças de interação que cada partícula estabelece com o exterior resultam exclusivamente da gravidade. A segunda propriedade permite tomar a forma esférica como um modelo simplificado de cada partícula.

Nos solos granulares, ou seja, nos solos cujas partículas são muito variadas em termos de dimensão, geralmente a gama de índices de vazios é mais ampla e, sobretudo, atinge valores mais baixos. Já nos solos de granulometria pobre ou mal graduados, como sugere a parte inferior, a gama de índices de vazios é mais estreita e, em especial, o índice de vazios mínimo é significativamente mais alto do que nos solos bem graduados”, explica o Prof. Manuel Fernandes no livro Mecânica dos Solos Vol. 1 – conceitos e princípios fundamentais.

Com efeito, sendo as partículas muito semelhantes em termos de dimensões, mesmo para um arranjo muito compacto, é praticamente impossível que vazios relativamente grandes deixem de existir.

Tudo a ver

Mecânica dos solos: conceitos e princípios fundamentais utiliza linguagem e ilustrações didáticas e diversos exemplos práticos para apresentar os conceitos básicos da área, sem deixar de aprofundar-se em cada tema. O livro aborda características físicas e de identificação de solos, estados de tensão, percolação, compressibilidade e consolidação e resistência ao cisalhamento dos solos.

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.