Mecânica dos solos e a importância da mineralogia das Argilas

Define-se uma argila como um aglomerado de argilominerais e de outros elementos, como quartzo, feldspato e mica, e ainda de certo teor de impurezas, como óxidos de ferro e matéria orgânica.

A relevância da Mineralogia das Argilas, isto é, da ciência que trata dos argilominerais, reside no fato de eles serem os principais responsáveis pelo comportamento anômalo de certos solos.

O uso de argilas na fabricação de artefatos de cerâmica é antiquíssimo. Modernamente, além dessa indústria, a agricultura é um dos ramos de atividade humana que mais cuida do seu estudo. Também a química, a metalurgia e a indústria do petróleo empregam as argilas, desenvolvendo, de uma ou outra maneira, pesquisas sobre elas.

A Mecânica dos Solos recorreu a essas pesquisas nos anos 1940, empregando os métodos até então disponíveis. Acreditava-se que o comportamento dos solos argilosos dependia das propriedades dos argilominerais presentes.

Numa colocação de bom senso, Ernesto Pichler afirmava a conveniência, senão a necessidade, de conhecer essas propriedades, a fim de poder interpretar de modo mais rigoroso os resultados comuns dos ensaios da Mecânica dos Solos.

Na década de 1950, pesquisas sobre a composição mineralógica dos solos ganharam corpo, numa tentativa de entender os fundamentos do comportamento dos solos e sua dependência de fatores como o tempo, a pressão, a temperatura, o meio etc.

Surgiu até uma ciência aplicada à Tecnologia dos Solos (Soil Technology), que, no entender do engenheiro Thomas Willian Lambe, deveria tratar da influência dos processos geológicos e da composição dos solos no seu comportamento. Essa ciência considera não só a natureza dos componentes dos solos como também o seu arranjo, recorrendo à Química dos Cristais, à Química Coloidal e à Química Inorgânica, além da Mineralogia, Sedimentologia e Geologia Física. Em resumo, a Tecnologia dos Solos compreende os estudos dos processos geológicos e das propriedades físico-químicas dos solos.


Tudo a ver

Esta matéria foi retirada do livro Mecânica dos solos experimental de Faiçal Massad. Além de descrever e apresentar os ensaios básicos de laboratório, o livro aborda os cuidados que devem ser tomados em todas as etapas do processo, e faz inestimáveis avaliações críticas dos resultados obtidos que, ao fim e ao cabo, servirão como parâmetros de projetos de engenharia geotécnica.Sua seleção são decisões cruciais ao sucesso da obra geotécnica.