Geografia e meteorologia

Mestrado em Geografia na UFAC tem inscrições abertas

Na última semana, a Universidade Federal do Acre (UFAC) publicou o edital para o processo seletivo em seu programa de pós-graduação no mestrado em Geografia. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (28) e poderão ser realizadas até 09 de julho. As aulas terão início em agosto deste ano. 

O curso de mestrado em Geografia da UFAC busca formar pesquisadores interessados em desenvolver seus estudos na realidade da Amazônia Sul Ocidental. Podem se inscrever aqueles que possuem diploma de formação em cursos de graduação no Ensino Superior. 

Como participar do processo seletivo para o Mestrado em Geografia da UFAC?

Para participar do processo de seleção do programa de pós-graduação em Geografia na UFAC, os interessados devem realizar suas inscrições por meio do e-mail mestrado.geografia@ufac.com.br, encaminhando o formulário disponível no edital, além de anexar os seguintes documentos: 

  • Diploma de graduação em PDF;
  • Currículo Lattes; 
  • Documento de identidade com foto; 
  • CPF;
  • Pré-projeto de pesquisa. 

Pré-projeto de pesquisa

Os candidatos às vagas no Mestrado em Geografia deverão elaborar seu pré-projeto de pesquisa conforme o modelo disponibilizado no edital do processo seletivo; aqueles que não estiverem dentro do padrão não serão considerados. 

Além disso, os candidatos devem indicar, na capa do trabalho, a linha de pesquisa na qual desejam ingressar e apontar nomes de dois possíveis orientadores que façam parte do corpo docente da linha de pesquisa indicada. 

Linhas de pesquisa

A área de concentração do Mestrado em Geografia na UFAC é a produção do espaço e ambiente nas fronteiras da Amazônia Sul Ocidental. O programa dispõe de duas linhas de pesquisa. São elas:

  1. Análise da dinâmica socioambiental;
  2. Territórios, identidades e trabalho. 

Vagas e bolsas de estudo

São oferecidas, no total, 14 vagas para o ingresso no Mestrado em Geografia no segundo semestre de 2021, sendo estas distribuídas igualmente entre as duas linhas de pesquisa de que o curso dispõe. De acordo com o edital, nove dessas vagas serão preenchidas em ampla concorrência.

Do total de vagas, duas serão destinadas a pessoas estrangeiras da Amazônia Internacional, e três serão igualmente distribuídas para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, indígenas e pessoas com deficiência. 

De acordo com o edital, não há garantia de oferta de bolsas de estudos para os ingressantes neste programa de pós-graduação. 

Outras informações sobre o Mestrado em Geografia na UFAC

Todas as informações sobre o programa de pós-graduação em Geografia na Universidade Federal do Acre estão disponíveis no edital, assim como o cronograma do processo de seleção e o corpo docente que compõe cada linha de pesquisa. 

Para saber mais