Engenharia civil

Métodos de gerenciamento de resíduos: entrevista com André Nagalli

Publicado em edição exclusiva em e-book pela Ofitexto no último mês de fevereiro, Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil é um livro que trata, de maneira didática e com exemplos práticos e reais, dos principais métodos de gerenciamento de resíduos utilizados no Brasil e no mundo. 

Para falar sobre os principais desafios dessa área específica necessária da construção civil, conversamos com o autor do livro, o professor André Nagalli. A primeira parte da entrevista você confere a seguir:

André Nagalli fala sobre métodos de gerenciamento de resíduos

Comunitexto (CT): A qual público se destina o livro?

André Nagalli (AN): O livro é destinado a gestores de resíduos da construção civil de uma forma geral, tais como engenheiros civis, arquitetos e urbanistas, engenheiros ambientais e sanitaristas, tecnólogos e técnicos da área da construção civil e ambiental.

CT: O que o motivou a escrever a obra Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil?

AN: Dois aspectos me motivaram à escrita da obra. O primeiro refere-se à repercussão de nosso livro anteriormente publicado, Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil, cujos leitores me escreveram perguntando detalhes sobre os poucos métodos disponíveis até então sobre o tema e reportaram que essa era a tarefa tecnicamente mais árdua no processo de planejamento para a gestão dos resíduos.

O segundo fato que me motivou foi a ausência de literatura específica, detalhada e atualizada sobre o tema. Nos cursos de graduação e pós-graduação que ministro sobre o assunto, sinto a necessidade de disponibilizar material de apoio para os alunos. No livro, buscamos consolidar os principais métodos de quantificação de resíduos disponíveis na literatura técnico-científica nacional e internacional. 

Duas caçambas de lixo vermelhas. Uma delas contém uma placa verde com o símbolo da reciclagem e a palavra "reciclável", a outra, uma placa azul escrita "lixo comum".
Imagem presente no livro Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil, de André Nagalli, publicado pela Ofitexto. Todos os direitos reservados.

CT: Quais são os principais destaques do livro?

AN: Acredito que o principal destaque do livro seja a apresentação de métodos e modelos de quantificação de resíduos de construção civil de uma forma simples, com aplicação imediata a casos de obras. Buscamos ainda exemplificar cada um dos métodos para facilitar a compreensão pelo leitor, além de apresentar as vantagens, desvantagens e premissas para a aplicação destes.

Com a implantação da plataforma do Governo Federal de emissão de Manifestos de Transporte de Resíduos (MTR) em meio digital, surgiu a necessidade de que o gerador de resíduo (a obra) defina apropriadamente as quantidades descartadas de resíduos no cotidiano da obra.

No processo de preenchimento dos MTRs junto à plataforma SINIR, como estes trabalham com informações sobre resíduos em massa, tem-se a necessidade de alimentar o sistema não só com o volume descartado, mas também com a densidade aparente dos resíduos, e trazemos no livro esses indicadores para facilitar a vida do gestor.

Ilustração de parede de tijolos, pilha de resíduos, caminhão despejando tijolos e máquina realizando a compactação dos mesmos em um aterro
Imagem presente no livro Aspectos quantitativos da geração de resíduos na construção civil, de André Nagalli, publicado pela Ofitexto. Todos os direitos reservados.

Como, até então, a incumbência do preenchimento do MTR era do transportador, os geradores de resíduos ficavam alheios a esse processo; todavia, desde o início de 2021, eles precisaram se apropriar desses conhecimentos para proceder ao correto lançamento de informações no sistema MTR-SINIR. 

Outro ponto que pode ser destacado é a utilidade dos modelos e indicadores apresentados no livro à modelagem BIM, pois fornece subsídios ao processo de quantificação que pode ser integrado a esses modelos de informação. Considerando esses aspectos, o livro mostra-se oportuno para o setor da construção civil.

Livro é novidade na Ofitexto

O livro Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil, de André Nagalli, está disponível para aquisição em e-book na livraria técnica da Ofitexto.

Capa do livro Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil em template simulando tela de tablet.
Capa de Aspectos quantitativos da geração de resíduos da Construção Civil, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

Para saber mais