Mineração e sustentabilidade?

1l-coal-mine-disaster

A realidade da atividade minerária acumula acidentes com trabalhadores e danos ambientais que contradizem a ideia de sustentabilidade. Mariana é apenas um dos mais catastróficos de nossa memória recente, particularmente em seus impactos ambientais e consequências sociais.  Apenas na década corrente:

“A tragédia deixou 33 mineiros chilenos presos a quase 700 metros de profundidade … “

“Minas chinesas registram a cada ano dezenas de acidentes que tiram a vida a milhares de pessoas.”

“52 mineiros morreram em acidentes de trabalho no Peru em 2011.”

“Um acidente em uma mina de ouro no Equador teve um final trágico. Três dos quatro mineiros soterrados morreram.”

“… suspende mineração subterrânea no Canadá após acidente … Ontário (Canadá), após a morte de um mineiro em um acidente...”

Os maiores desastres históricos estão associados às minas de carvão, entretanto, nos países desenvolvidos tais registros se confinam até à primeira metade de século passado. Em países em desenvolvimento houve alguma melhora, mas grandes desastres continuaram na segunda metade do século passado, entrando nos dias atuais.

Uma boa parte dos desastres na mineração pode ser evitada com uma boa engenharia e cuidadosos procedimentos operacionais, treinamento, monitoração e planos de emergências. O livro Lavra de Minas de Adilson Curi vem trazer ao público brasileiro sólido material para desenvolver a atividade de forma adequada tecnicamente, ambientalmente e economicamente.

Tudo a ver

artes_pré-venda_lavra_news

O livro Lavra de minas apresenta de maneira didática os fundamentos das lavras de minas a céu aberto e subterrâneas. Compreendendo os conceitos básicos, detalhes técnicos sobre os métodos de lavra – incluindo extração a seco, via úmida, autossuportados, com suporte artificial e por abatimento –, e a aplicação de novas tecnologias nas operações de lavra.

Para conhecer mais sobre a obra, clique aqui. Veja também o sumário!