Concreto Protendido: Teoria e Prática agora pela Oficina de Textos

De casa nova, o livro tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais de dimensionamento e verificação de estruturas de concreto protendido

Protendido-concreto protendido-teoria-pratica-livro-lancamento-novidade
A estrutura de protensão é feita por cabos de aço aplicados no cimento ainda não curado. (Imagem: pixabay)

 

Em um país com escassas publicações técnicas surge mais uma obra sobre engenharia estrutural de concreto.

Trata-se do livro Concreto protendido: Teoria e Prática – 2ª ed. dos engenheiros Luiz Cholfe e Luciana Bonilha. Inicialmente publicada pela Editora Pini, a obra ganha agora uma nova capa e também uma nova casa: a Editora Oficina de Textos.

Escrito de forma clara e objetiva, abordando os assuntos com a devida profundidade, os conceitos apresentados no livro são aplicados para o projeto estrutural em concreto protendido de lajes, vigas, pórticos, elementos especiais, estruturas pré-moldadas, pontes etc.

“Finalmente os engenheiros Luiz Cholfe e Luciana Bonilha estão concretizando um clamor do nosso meio técnico, que é o de publicar um livro sobre projeto estrutural de concreto protendido”, afirma Nelson Covas, Diretor da TQS Informática Ltda.

Com a didática acumulada ao longo da extensa vida acadêmica e prática profissional, são explanados os conceitos básicos da protensão, os efeitos dos cabos de protensão nas estruturas, introduzindo um novo comportamento do modelo estrutural, a comparação entre concreto armado e protendido e os níveis de protensão, tanto para pré-tração como para pós-tração.

Está contemplado também o dimensionamento das seções transversais com armaduras ativas e passivas no Estado Limite Último.

As verificações dos Estados Limites em Serviço para os diversos níveis de protensão são equacionadas.

“Uma obra metodologicamente instigante e graficamente atraente – que mescla de forma inteligente textos conceituais, representações gráficas e iconográficas, exemplos numéricos e exercícios de aplicação”, diz o Prof. Dr. Marcel Mendes, Vice-Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Conteúdo

concreto-protendido CAPA

Em seis capítulos, apresenta ao leitor os seguintes assuntos:

-Materiais, conceitos e princípios de funcionamento da protensão;

-Estudo comparativo entre as peças de concreto armado e protendido, tipos de protensão quanto aos processos construtivos e exigências relativas à fissuração, métodos dos Estados Limites e segurança nas estruturas;

-Verificação e dimensionamento das seções transversais de concreto protendido;

-Cálculo das perdas de protensão;

-Revisões de conceitos e pré-requisitos, macrorroteiro para projeto de estruturas de concreto protendido e traçado geométrico de cabos;

-Exercícios resolvidos.