Agricultura e Recursos Florestais

Nutrição e Nutrologia: O que fazem?

A confusão é comum, mas as diferenças são muitas

Nutrólogo x Nutricionista

 

Quando o assunto é alimentação saudável sempre tem aquela pessoa que menciona o Nutricionista. Assim como também existe aquela pessoa que logo fala para você procurar um Nutrólogo.

Apesar de se completarem em um processo de orientação alimentar, as duas funções são distintas e tem suas particularidades. A segui veja um pouco mais sobre a função de cada uma dessas profissões, e não passe mais vergonha ao recomendar ou procurar um deles.

Quem é o Nutrólogo?

É um profissional formado em medicina com especialização em nutrição, sendo responsável pelo diagnóstico de doenças e com a propriedade de prescrever remédios para o tratamento. Geralmente, o Nutrólogo busca dar orientações a respeito de uma alimentação mais balanceada, visando corrigir peso (tanto o excesso quanto a falta) e preservar a saúde.

Veja as principais funções:

  • Avalia a carência ou o excesso de nutrientes no organismo, por meio de exames.
  • Determina a ingestão adequada das proteínas ou vitaminas para cada paciente.
  • Prescreve dietas e medicamentos específicos para cada tipo de disfunção alimentar ou doença ocasionada por hábitos alimentares.
  • Prescreve a nutrição parenteral, aquela por via endovenosa, a pacientes hospitalizados.

Quem é o Nutricionista?

É formado em Nutrição e verifica as deficiências ou excessos de nutrientes de cada paciente, tornando-se um profissional indispensável para os bons hábitos nutricionais. O nutricionista, além de montar uma dieta individualizada a partir da análise dos nutrientes no organismo, ensina hábitos mais saudáveis e indica os nutrientes corretos em suas devidas proporções.

Veja as principais funções:

  • Coordena programas de alimentação e nutrição.
  • Define e monitora cardápios de refeições em ambientes coletivos.
  • Controla a qualidade das matérias-primas, preparo dos alimentos e higiene do processo.
  • Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupos de tratamento.

 

Tudo a ver

Entre os dias 19 e 23/03 acontecerá o workshop Alimentos Funcionais – para prevenir doenças e envelhecer com qualidade. A nova fronteira da alimentação. Liderado por Jocelem Salgado e com a participação de convidados renomados, o workshop abordará os seguintes temas:

  • Quais são e que doenças previnem segundo as pesquisas mais recentes;
  • Como metabolizamos os alimentos: mitos e verdades;
  • Culinária e receitas para uma boa experiência gastronômica.

Não deixe de conferir ainda a reprise do webinar Alimentos Funcionais e a nova fronteira da nutrição humana, onde a Dra. Jocelem Salgado apresenta exemplos práticos para explicar o modo como esses alimentos atuam no corpo humano como antioxidantes ou anti-inflamatórios e até mesmo no combate ao câncer, obesidade e doenças cardiovasculares.