O futuro da vida na Terra está em jogo: um ensaio de imagens

O planeta Terra está sob risco de extinção. A situação é preocupante. Separamos imagens e depoimentos que provam o destino horrível para o qual caminhamos.

Pesca descontrolada

Passei um mês num barco de pesca de atum-rabilho e pelo que vi todos os regulamentos da ICCAT (Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico) foram respeitados. Os pescadores com quem conversei pareciam ter desenvolvido uma consciência ambiental – pelo menos eles entendem a importância de manter o atum protegido contra a pesca excessiva, a fim de continuar pescando e ganhar a vida com isso”.

Antonio Busiello, fotógrafo.

Desmatamento

Eu tive um mix de emoções ao tirar essa foto. Fiquei impressionado com a sensação de tristeza ao ver os elefantes em um ambiente aparentemente antinatural para eles. Igualmente, fiquei surpreso ao observá-los usar esse ambiente para sua vantagem como fonte de alimento, e os esforços dos proprietários de plantações para criar corredores de vida selvagem dentro de suas plantações para permitir que elefantes viajassem para áreas florestais conectadas. Eu sinto que isso realmente destaca as ameaças que as espécies enfrentam, mas também demonstra a resiliência que eles têm para serem capazes de se adaptar a uma paisagem em mudança”.

Chris Ratcliffe, fotógrafo

Comércio de animais selvagens

O homem nesta foto tende a este pangolim todos os dias, garantindo a sua reabilitação depois de ser apreendido em operações anti-caça furtiva. A imagem reflete o peso da responsabilidade humana envolvida nas espécies e no amanhã do nosso mundo. O que fazemos com os animais, vamos acabar fazendo para nós mesmos. Nossos futuros são interligados para sempre”.

Adrian Stern, fotógrafo

Poluição plástica

:Apenas oito milhas ao largo do continente galês, a RSPB Grassholm Island deveria ser um paraíso para os gansos-patola, mas nos últimos anos tornou-se um verdadeiro inferno. Eu visitei a ilha com uma equipe de resgate, que visitava todos os anos para libertar os pássaros enroscados. Este ganso adulto em pânico lutou como podia em um penhasco, com cordas torcidas em torno de seu pescoço como um nó de forca. Os corajosos voluntários arriscaram suas próprias vidas para rastejar até a borda do penhasco e resgatar esta ave de sua sentença de morte.”

Sam Hobson, fotógrafo

Calota de gelo polar derretendo

“Eu encontrei a imagem que eu queria enquanto liderava uma expedição a Svalbard. O santo graal é tirar as cachoeiras, como vemos na imagem, um fenômeno natural que só costumava ocorrer nas semanas mais quentes do verão ártico. Agora não. Nos últimos anos, vi as cachoeiras em épocas do ano em que eu nunca esperava. E não apenas uma ou duas cachoeiras, mas muitas. Essa diferença dramática é um aviso das coisas que estão por vir e que eu estava determinado a registrar”.

Andy Rouse, fotógrafo

Degradação do solo

“Caminhões do tamanho de uma casa parecem pequenos brinquedos enquanto roncam em estradas enormes em uma seção de uma mina. Os maiores de seu tipo, esses caminhões basculantes com capacidade de 400 toneladas têm 47,5 pés de comprimento, 32,5 pés de largura e 25 pés de altura. Dentro de suas dimensões, você poderia construir uma casa de 3.000 pés quadrados. A escala do que vemos nesta imagem é verdadeiramente insondável. Foi relatado que a paisagem sendo industrializada pelo desenvolvimento de Tar Sands poderia acomodar facilmente uma Flórida, dois New Brunswick, quatro Vancouver e quatro Ilhas de Vancouver”.

Garth Lenz, fotógrafo

Habitats de água doce

“Federico Mosquera acalma um recém-capturado golfinho do rio Amazonas, o primeiro de seu tipo a ser marcado com um rastreador GPS. Os golfinhos do rio Amazonas são animais extremamente táteis e o contato direto parece ter um efeito calmante. Foi um momento memorável e acredito que essa imagem capta muito bem o profundo respeito que Federico, o principal biólogo da equipe, tem por essa espécie de golfinho e a imensa pressão em que esteve durante o projeto. Também simboliza a conexão íntima que temos com a vida selvagem.”

Jaime Rojo, fotógrafo

Corredores de vida selvagem

“Quando olho para essa imagem, não consigo deixar de pensar que vivemos em um planeta incrível. Tudo nesta imagem é o resultado de milhões de anos de evolução, de trabalho, para torná-lo tão perfeito como é. Revela um outro mundo, desconhecido para a maioria dos humanos, algo mais belo e de cair o queixo de qualquer filme de ficção científica. Isso me faz querer lutar duas vezes mais para deter a atual loucura do mundo.”

Emmanuel Rondeau, fotógrafo

Fonte: The Guardian’s The future of life on Earth lies in the balance