O que é Comportamento Espectral de Alvos?

Segundo Ieda Del’Arco Sanches, Professora do INPE, aprender a ler o objeto de estudo é essencial para um sensoriamento remoto eficaz

(Foto: dronefilmagemaerea.com)

 

A superfície terrestre é composta de uma série de objetos que são observados pelos satélites, por exemplo: vegetação, solos, rochas, água, asfalto, telhados, concreto, entre outros.

Quando a radiação eletromagnética incide sobre um objeto, três fenômenos podem ocorrer: absorção, reflexão e transmissão. Então, qual a relação com o comportamento espectral de alvos?

O Comportamento Espectral de Alvos é o estudo de como os objetos observados via dados de SR (imagens) são influenciados pelas diversas condições em que podem ser encontrados. Por exemplo, os solos podem estar arados, gradeados, irrigados, plantados, etc., bem como podem estar em condições distintas de relevos, ou com diferentes porcentagens de coberturas vegetais”, explica Ieda Del’Arco Sanches, professora do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto do Inpe.

A partir das imagens coletadas é necessário entender como essas distintas condições interferem nas respostas espectrais registradas em imagens de satélites, a fim de possibilitar sua interpretação.

Outro exemplo que pode ser citado são as culturas agrícolas. Como é, por exemplo, o comportamento de uma soja plantada há 45 dias sobre um solo do tipo Latossolo Roxo? E como seria a resposta de um milho sob o sistema de manejo de plantio direto, com cerca de 30 dias pós-plantio?

Entender os comportamentos espectrais das culturas agrícolas torna-se, então, de fundamental importância, quando se objetiva interpretar as imagens de SR usadas para objetivos agrícolas”, afirma a Professora Ieda.

Tudo a ver

O lançamento Sensoriamento Remoto em Agricultura está disponível em nossa loja. Com ilustrações e gráficos didáticos, imagens de satélite com explicações detalhadas e questões resolvidas para o estudo dos temas apresentados, a obra se revela indispensável para pesquisadores e profissionais ligados à agricultura.

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.