O que é deformação de rocha?

Segundo o geólogo Haakon Fossen, o termo deformação é usado de diversas maneiras por diferentes pessoas e em circunstâncias variadas

(Foto: Divulgação)

 

Na maioria dos casos, particularmente em campo, o termo diz respeito à deformação visível em uma rocha deformada. Isso é, também é o que o termo realmente significa: uma mudança na forma. Entretanto, as massas rochosas podem ser transladadas ou rotacionadas como unidades rígidas durante uma transformação, sem qualquer mudança interna na forma.

Por exemplo, os blocos de falha podem mover-se durante a deformidade sem acumular alteração interna. Muitos geólogos estruturalistas preferem incluir esses deslocamentos rígidos no termo deformação, e nos referimos a eles como deformação de corpo rígido, em oposição à deformação de corpo não rígido.

Deformação diz respeito às posições das partículas antes e depois da história da deformidade – e as posições dos pontos antes e depois da modificação podem ser conectadas por vetores. Estes são chamados de vetores de deslocamento, e um campo de vetores é conhecido como campo de deslocamento”, explica o norueguês Haakon Fossen, no livro Geologia Estrutural – 2ª edição.

O campo de deslocamento pode ser decomposto em vários componentes, dependendo do objetivo da decomposição.

Translação

Desloca todas as partículas da rocha na mesma direção e por uma mesma distância, e seu campo de deslocamento é definido por vetores paralelos de igual comprimento.

Rotação

O termo é usado em referência à rotação rígida do volume inteiro de rocha deformada. Não deve ser confundida com a rotação dos eixos (imaginários) da elipse de deformação durante uma progressiva.

Deformação interna

A deformação interna (strain, distortion) é aquela não rígida, e possui uma definição relativamente simples: Um volume de rocha pode ser transportado (transladado) e rotacionado rigidamente de vários modos, mas não seríamos capazes de defini-los olhando apenas para a rocha.

Variação de volume

Mesmo que a forma de um volume de rocha seja mantida, ela pode ter encolhido ou expandido. Para uma descrição completa da mutação, portanto, é necessário adicionar a variação de volume (variação de área em duas dimensões). Geralmente, ela é considerada um tipo especial de deformação, denominada deformação volumétrica. Entretanto, é conveniente considerarmos esse tipo separadamente.