Geofísica: o que estuda e para que serve?

geofisicaA Geofísica pode ser definida basicamente como uma ciência aplicada à Geologia que estuda suas estruturas e corpos delimitados pelos contrastes de algumas de suas propriedades físicas com as do meio circundante, utilizando medidas tomadas na superfície da Terra, no interior de furos de sondagens e em levantamentos aéreos. Apresenta uma íntima relação da Física com a Geologia, procurando resolver, com base na Física, questões de ordem geológica.

Tanto o geofísico como o geólogo estudam a parte sólida da Terra e, apesar de esses profissionais utilizarem instrumentos de trabalho diferentes, seus objetivos convergem para a mesma direção.

Os principais fenômenos físicos que ocorrem no interior da Terra, nos quais a Geofísica se baseia, estão ligados a: campo magnético terrestre; fluxo geotérmico; propagação de ondas sísmicas; gravidade; campos elétricos e eletromag­néticos; correntes telúricas e radioatividade, veja quadro abaixo:Geofsica

Em função do parâmetro físico estudado, a Geofísica pode ser divi­dida em quatro grupos: gravimétrico, magnetométrico, geoelétricos e sísmicos. Os métodos da gravimetria e magnetometria utilizam campo natural, estu­dando as perturbações que determinadas estruturas ou corpos produzem sobre campos preexistentes. Os métodos geoelétricos (exceção do potencial espontâneo e magneto telúrico) e os sísmicos são artificiais, ou seja, o campo físico a ser estudado é criado por meio de equipamentos apropriados.

Os fundamentos teóricos desses métodos geofísicos baseiam-se na determinação de propriedades físicas que caracterizam os diferentes tipos de materiais que se encontram no ambiente geológico, e nos contrastes que essas propriedades podem apresentar. Ressalta-se o fato de que uma even­tual intervenção do homem nesse ambiente pode gerar mudanças nos vários campos físicos e nas suas propriedades.

A Geofísica, em termos práticos, pode ser dividida em:

  • Geofísica Básica: envolve o desenvolvimento de softwares e instrumentação geofísica, e estudos sobre os fenômenos físicos – domínio teórico.
  • Geofísica Aplicada: envolve a aplicação da teoria e instrumentação geofísica na investigação de situações ou estruturas existentes nos meios geológicos (partes rasas ou profundas da Terra) – domínio prático.

As principais áreas de atuação da Geofísica Aplicada podem ser: Hidrogeologia, Geologia de Engenharia, Geologia Ambiental, Prospecção Mineral, Geologia do Petróleo, Geologia Básica, Terremotos/Sismos, Arque­ologia, Pedologia.

Destacam-se as possibilidades da Geofísica Aplicada no controle das alterações provocadas pelo homem no meio ambiente geológico, a qual seria baseada nas investigações das deformações dos campos físicos e propriedades da litosfera, sob impacto das atividades do homem.

As observações geofísicas, de forma geral, não afetam o ambiente geológico, podendo ser, se necessário, executadas várias vezes em uma mesma área.

Tudo a ver

geofisica-aplicada-metodos-geoeletricos-em-hidrogeologiaEste mês a Oficina de Textos lançará o livro Geofísica Aplicada: métodos geoelétricos em hidrogeologia, do prof. Antonio Braga. A obra é fundamental na gestão e planejamento para captação visando abastecimento, monitoramento e remediação de áreas contaminadas.

Os métodos geoelétricos em hidrogeologia são discutidos neste livro tanto em seus aspectos teóricos, como em suas aplicações práticas, apresentando orientações sobre a coleta e a interpretação de dados, estudos de caso e subsídios na escolha da metodologia mais adequada.

Fique ligado e se inscreva-se para ser avisado!