O que é gerenciar um projeto?

Gerenciar um projeto é planejar sua execução antes de iniciá-lo e, então, controlar o seu andamento.

Imagem retirada do livro Por que algumas obras dão certo e outras não?. Todos os direitos reservados à Oficina de Textos.

O planejamento de um projeto é uma tomada de decisões sobre ações futuras, envolvendo o estabelecimento de metas ou objetivos (prazos), as tarefas a serem realizadas, sua sequência, os recursos necessários, o custo e a qualidade esperada. Deve ser feito, preferencialmente, por profissionais que tenham vivenciado outras obras no passado.

Na sequência do planejamento, como dificilmente o que foi idealizado ocorre durante a execução do projeto, deve-se fazer seu controle, que é a atividade que compara, ao longo do tempo, o que foi ou está sendo realizado com o que foi planejado. Esse acompanhamento é fundamental porque possibilita a realização de correções durante o processo, de maneira a alcançar o objetivo estabelecido.

Para ser eficiente, esse controle deve ter um grau de detalhamento equilibrado, nem mais nem menos, para cada projeto. Deve, também, ser idealizado por profissionais experientes. Gerenciar um projeto é, portanto, viabilizar sua execução desde o início até o final a partir de um pedido ou ideia de um Cliente.

O Gerenciador deve contratar os serviços e os recursos conforme requerido, uma vez que nem sempre é necessária a intervenção de especialistas em todas as fases. Cabe a esse profissional julgar quem deve ser chamado, de acordo com as necessidades.

Em se tratando de obras civis, deve haver então o Arquiteto, que vai elaborar o projeto legal e o projeto arquitetônico executivo e coordenar e compatibilizar os demais projetos complementares, a saber: a estrutura, as instalações mecânicas, elétricas, hidráulicas e de ar condicionado, o conforto térmico e acústico, os sistemas prediais (CFTV, som, imagem, TI) e o paisagismo.

Uma vez concluída a etapa de elaboração dos projetos (desenhos, especificações e memoriais), pode-se iniciar os trabalhos necessários para a execução da obra.

A condução adequada de uma obra exige que seus responsáveis atuem tanto na obtenção do produto (obra) de acordo com os projetos e as especificações, o que é chamado de gerenciamento técnico, quanto no planejamento, na obtenção dos meios e no acompanhamento da execução dos serviços, ou seja, do processo, o que é denominado gerenciamento do trabalho.

Tudo a ver

Quais os fatores críticos para que um empreendimento da construção civil seja realizado dentro do orçamento e prazo previstos e com a qualidade pretendida?

Para responder essas questões, Por que algumas obras dão certo e outras não? não foca em técnicas e métodos construtivos, mas apresenta as principais etapas da execução da obra, esclarecendo como conduzir os processos, quais as competências necessárias, como selecionar empresas e pessoas e fazê-las trabalhar em equipe.