O que é o projeto Escolas Sustentáveis?

Lançada no ano de 2015, a obra Escolas sustentáveis relata um projeto pioneiro e ambicioso em educação para a sustentabilidade, que alia a discussão curricular a uma variedade de atitudes em gestão, no espaço arquitetônico das edificações e no relacionamento com a comunidade.

Segundo os autores Juscelino Dourado, Fernanda Belizário e Alciana Paulino, “o projeto Escolas Sustentáveis tem como objetivo fomentar a construção de espaços educadores sustentáveis que buscam incorporar as ideias da educação ambiental crítica em todos os poros da comunidade escolar”.

A ideia é partir das iniciativas que já acontecem na escola para, então, pensar coletivamente em propostas que olhem para o currículo, a gestão, as edificações e o fortalecimento da cidadania.

Por ser uma proposta bastante ambiciosa, entendemos que o Escolas Sustentáveis é o início de um processo. No projeto, os participantes terão contato com textos, ideias, vídeos, experiências e muito mais sobre o assunto, mas, principalmente, cada unidade educacional terá um cole­tivo de escolas e uma equipe experiente para apoiá-la na construção de sua própria trajetória de escola sustentável.”

Diagrama de termos do projeto Escolas Sustentáveis. Os termos são definidos na sequência no texto.

(Imagem retirada do livro Escolas Sustentáveis, Oficina de Textos. Todos os direitos reservados)

O que são os coletivos da escola?

Os representantes indicados pelas escolas deverão apoiar a formação de um grupo de trabalho com pessoas da comunidade escolar. Esse grupo será responsável por liderar o processo dentro da escola, bem como realizar todas as etapas do projeto

O que são as oficinas de cocriação?

São momentos de encontro entre os representantes de todas as escolas com a equipe de coordenação do projeto. As oficinas acontecem para fazer emergir as potencialidades, assim como detectar as dificuldades e as estratégias que permitam ultrapassá-las, porém as respostas e os caminhos são estabelecidos pelos próprios participantes. Elas orientam e dão ritmo às atividades necessárias ao longo do percurso.

Quais os resultados esperados?

Ao final, espera-se que os coletivos das escolas tenham fortalecido a sua comunidade e criado estratégias para encaminhar, em longo prazo, um projeto de Escola Sustentável, refletindo sobre o currículo, a gestão, as edificações e os processos cidadãos dentro de cada UE e na comunidade.

Quais os materiais de apoio?

Coleção de Ideias da Escola Sustentável com referências, aprofundamento de atividades e leituras que apoiam os momentos do Escolas Sustentáveis. Coleção de materiais de apoio com um compilado de textos, livros, vídeos e outras indicações para quem quiser se aprofundar nos assuntos relacionados ao projeto.


Para saber mais

Se você tem interesse em se engajar no projeto Escolas Sustentáveis, não deixe de ler este belo trabalho escrito por Juscelino Dourado, Fernanda Belizário e Alciana Paulino. A obra está disponível para compra em nossa livraria técnica!

Capa de Escolas sustentáveis.

A proposta do livro é mostrar uma trajetória realista das escolas sustentáveis. Como desenvolver projetos coletivos transformadores se os tempos de reunião pedagógica são tão curtos e as pautas tão extensas? Como pensar em um trabalho extracurricular com alunos se os educadores acabam seu turno numa escola e têm que sair imediatamente para começar seu trabalho em outra unidade? Como fortalecer os laços com a comunidade se as reuniões de pais e mães estão sempre esvaziadas?

Todos esses desafios foram enfrentados pelo Instituto Estre em seus projetos com escolas e, embora este livro não apresente uma solução mágica, ele foi elaborado como uma troca de experiências – caminho fundamental para a construção do conhecimento.