Obesidade: TV Ciência Aberta promove debate sobre o tema

A cada ano são 1 milhão de novos casos de obesidade no país e a cada 15 anos dobra a taxa de casos de obesidade

A Organização Mundial da Saúde estima que 1,9 bilhão de adultos tenham sobrepeso, sendo 600 milhões com a doença.

Ainda assim, de acordo com estudos publicados na revista Lancet, nos últimos 30 anos nenhum país conseguiu elaborar estratégias para reverter a epidemia de obesidade de forma consistente. No Brasil não é diferente. Nos últimos 35 anos a prevalência de obesidade subiu de 5,4% para 21% da população.

No primeiro episódio do programa Ciência Aberta, uma parceria da FAPESP e Folha de S.Paulo, pesquisadores debateram e respondem a dúvidas do público sobre causas e impacto da obesidade.

Entre os participantes estavam Carlos Augusto Monteiro (professor da Faculdade de Saúde Pública da USP), Licio Velloso (professor do Departamento de Clínica Médica da Unicamp e coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC)) e Sophie Deram (Coordenadora do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de SP).

Veja abaixo o debate:

Fonte: Agência FAPESP

Tudo a ver

Entre os dias 4 e 7/06 acontecerá o workshop Alimentos Funcionais – para prevenir doenças e envelhecer com qualidade. A nova fronteira da alimentação. Liderado por Jocelem Salgado e com a participação de convidados renomados, o workshop abordará os seguintes temas:

  • Quais são e que doenças previnem segundo as pesquisas mais recentes;
  • Como metabolizamos os alimentos: mitos e verdades;
  • Doenças metabólicas: fisiopatologia e prevenção/tratamento por compostos bioativos;
  • Biodisponibilidade de nutrientes e técnicas dietéticas: aplicação da gastronomia
    funcional.