Obtenção de imagens de satélites meteorológicos

Existem várias maneiras práticas de visualizar imagens de satélites meteorológicos: por recepção direta, por televisão ou internet

A forma mais prática e usual de obter as imagens obtidas por satélites meteorológicos é pela rede mundial de computadores. Cada um dos métodos tem suas vantagens, normalmente determinados pela disponibilidade, qualidade e seleção da imagem. Depende do orçamento do grau de tecnologia e do tempo disponível de cada pessoa.

Imagens de satélites meteorológicos, com cores mostrando as máximas e mínimas de temperatura em algumas ilhas do globo.

(Imagem: divulgação)

Estações terrenas

A recepção direta é a forma mais estimulante de adquirir imagem de satélite. A estação consiste e uma antena FM, cabos e um rádio receptor designado para capturar a imagem no tempo certo, diretamente via APT, HRPT (high resolution picture transmission) ou WEFAX.

A complexidade da estação depende do tipo de dado de que você necessita. Ela é mais simples para APT e mais complexa para HRPT. Para qualquer dado que você deseje, a recepção direta fornece uma quantidade de horários e seus intervalos. Uma vez capturada, a imagem pode ser realçada, animada ou arquivada, usando-se diferentes programas. Além do mais, capturar as imagens em tempo real, sem perder o satélite, pode ser uma experiência rica e recompensadora.

Alguns meteorologistas construíram as próprias estações de recepção direta; entretanto, é necessário algum conhecimento e técnica para operar uma estação. Obter os equipamentos para montá-la pode ser difícil ou caro, mas recentemente algumas empresas começaram a oferecer kits que incluem todo o equipamento e os programas para montar a estação em qualquer lugar. Muitos desses equipamentos são capazes de capturar os dados em APT e WEFAX, sendo fáceis de operar e de adquirir.

Imagens na internet

Um computador ligado à rede não é um método barato, mas se transformou na maneira mais prática de se obter imagens. O melhor exemplo dessa nova tecnologia é a internet, uma rede global usada pelos cientistas, pesquisadores, educadores para trocar dados e informações por meio de vários computadores ligados entre si.

Qualquer um que possua um computador, uma linha telefônica e um modem pode acessar centenas de endereços, com imagens, programas de processamentos, previsão de tempo, cartas analisadas, mapas meteorológicos e outras informações relevantes provenientes dos satélites.

As imagens dos satélites meteorológicos estão disponíveis em vários endereços e horários diferentes. Além disso, imagens de satélites que não são capturadas por uma estação convencional podem estar na internet, e os arquivos podem ser transferidos para o computador pessoal e manipulados de acordo com a necessidade de cada um.

Imagens de televisão

Se você não possui nenhum dos recursos acima, a televisão pode ser uma fonte de imagens de satélite. As televisões locais e nacionais, abertas ou a cabo, usam cada vez mais imagens de satélite em suas apresentações sobre o tempo. Muitos sistemas meteorológicos discutidos são comumente apresentados na televisão.

Como muitas pessoas tem acesso à televisão, esse método é válido e de baixo custo. Além disso, os boletins meteorológicos incluem imagens de radar, cartas analisadas e outros recursos que podem ajudar a interpretação das imagens de satélites. As imagens apresentadas na TV são originalmente reduzidas e não podem ser realçadas, manipuladas ou arquivadas; ademais, aparecem durante um período de tempo muito curto para que se obtenha uma boa interpretação.


Para saber mais

Conheça o livro Meteorologia prática, que trata da Meteorologia Operacional, campo da Meteorologia que utiliza, atualmente, a interpretação de imagens de satélites para analisar os fenômenos meteorológicos.

Capa de Meteorologia prática.