Oficina de Textos lança o livro Geossintéticos em Geotecnia e Meio Ambiente

A obra sobre os geossintéticos chega no lojão da editora após anos de trabalho. “Demorei quase 20 para escrevê-la”, revela o Prof. Ennio Marques Palmeira

(Imagem: Divulgação)

 

Com mais de 40 anos dedicados aos geossintéticos, o Prof. Ennio Marques Palmeira em conjunto com a Editora Oficina de Textos lançam o livro Geossintéticos em Geotecnia e Meio Ambiente, que trata das aplicações dos geossintéticos por meio de uma sólida base teórica e diversos exemplos práticos.

A ideia (do livro) surgiu há 20 anos. Notei que haviam poucas publicações sobre o tema e então decidi reunir minhas experiências em um livro. Acabei levando muito tempo até a conclusão, pois eu escrevia um pouco por vez, parava alguns meses por conta de questões profissionais, e aí quando voltava ao trabalho percebia que muita coisa tinha evoluído com relação aos geossintéticos. Revisava e recomeçava.“, conta o Prof. Ennio.

Destaques da obra

Quando perguntado sobre o que torna a obra indispensável para os estudantes e profissionais da área, o Prof. afirma que uma de suas vontades era de colocar em língua portuguesa o material disponível atualmente, e completa dizendo que “fornece as ferramentas necessárias para a utilização e os projetos envolvendo os geossintéticos, além disso tem uma forte abrangência de como aplicar os mesmos.

A evolução dos sintéticos

É indiscutível que, nos últimos 20 anos, esse tipo de material tem demonstrado estar em constante desenvolvimento, o que criou, inclusive, algumas paradas enquanto o autor estava elaborando o conteúdo. No entanto, segundo ele, aqueles que comprarem o livro podem ficar sossegados, pois o material está mais consolidado.

Não acredito que veremos novas mudanças tão cedo. Pelo menos, pelos próximo 5 anos!“.

Tudo a ver

O autor e professor Ennio Marques Palmeira marcará presença na abertura da 19ª edição do COBRAMSEG (Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), para lançamento e sessão de autógrafos do livro Geossintéticos em Geotecnia e Meio Ambiente, que tem patrocínio das empresas Huesker, Maccaferri, Geosoluções e Ober Geossintéticos. O evento acontece em Salvador (BA), nas dependências do Bahia Othon Palace Hotel.