Oficina de Textos lança Por que algumas obras dão certo e outras não? no Concrete Show 2019

Conteúdo apresenta as principais etapas da execução de obras, como selecionar empresas e pessoas e fazê-las trabalhar em equipe

No dia 14 de agosto (quarta-feira), às 16h30, durante o Concrete Show 2019, maior e mais completo evento de soluções tecnológicas do setor, a Oficina de Textos promove o lançamento seguido de sessão de autógrafos do livro Por que algumas obras dão certo e outras não? com a participação do autor, o Eng. Roberto Salemme Corrêa

Valiosa referência para estudantes de Engenharia, jovens engenheiros e profissionais que atuam em construção, a obra apresenta as principais etapas da execução da obra, esclarecendo como conduzir os processos, quais as competências necessárias, como selecionar empresas e pessoas e fazê-las trabalhar em equipe. A seguir, Roberto S. Corrêa fala sobre a oportunidade de participar do evento e a importância do mesmo para o setor construtivo.

Qual a importância desse evento para o setor?

RSC: Acredito ser uma oportunidade para que as informações e troca de conhecimentos levem a uma evolução na praticas executivas. 

Como é participar do maior e mais completo evento de soluções tecnológicas do setor construtivo?

RSC: Estou muito feliz em participar do Concrete Show, um evento amplo sobre as novidades do setor da Construção. 

O livro Por que algumas obras dão certo e outras não? pode ser considerado parte dessas soluções por um gestor de obra?

RSC: Acredito que, para os mais novos, estudantes ou engenheiros recém-formados, sim. Para que uma obra de certo são necessários alguns quesitos que devem ser considerados, dentre eles a escolha das soluções e dos métodos construtivos, que impactam nos custos seus custos. 

Atualmente, como vê o mercado de trabalho na construção civil brasileira?

RSC: Com otimismo. O país tem um campo enorme para a construção. Temos deficiências conhecidas na infraestrutura, (transportes, saneamento básico) na habitação e na manutenção das obras existentes. Temos tudo por fazer. Precisamos de estabilidade política e econômica, melhorar as formas de contratação das obras públicas, estabelecer regras claras para atrair investimentos privados, providencias que espero estarem sendo tomadas pelos nossos governantes. 

Poderia nos dar 3 dicas para uma construção eficiente?

RSC: Primeira – um conjunto de projetos bem feitos e compatibilizados para evitar improvisações no canteiro. 

Segunda – o planejamento adequado da obra, ou seja, um orçamento e um cronograma adequados e os recursos humanos, equipamentos e materiais necessários, disponíveis. 

Terceira – uma equipe de campo, (engenheiros, mestres, encarregados, etc.) competente, entrosada e comprometida com os resultados. 

Cumpre observar que os requisitos acima, adaptados, são necessários para se executar com eficiência e eficácia qualquer tipo de projeto, não apenas os da construção. 

Venha prestigiar também…

O lançamento do livro Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, uma publicação da nossa parceira Abcic. A obra será apresentada durante o Seminário Concrete Show Abcic 2019, que acontece a partir das 8h, no dia 15 de agosto (quinta-feira). Participe!


Serviço

O que: Lançamento e sessão de autógrafos do livro Por que algumas obras dão certo e outras não?

Quando: 14 de agosto, às 16h30 (horário de Brasília)

Onde: No estande da Oficina de Textos (6-52), no Concrete Show 2019, no Centro de Exposições São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil