Os conceitos de geoturismo, geodiversidade e geoconservação

Geoturismo, geodiversidade e geoconservação são termos que vêm recebendo constante valorização entre os profissionais e estudantes da área, mas você conhece os conceitos?

Segundo o Prof. Antonio José Teixeira Guerra, geoturismo, geodiversidade e geoconservação tratam-se de conceitos recentes, que começaram a ser difundidos a partir da década de 1990 e juntos, são conhecidos como um trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico.

Foto da vista de Alto Paraíso em Goiás, um símbolo de geoturismo e geoconservação no Brasil.

Alto Paraíso, GO, Brasil; Símbolo de geoturismo e geoconservação. Na imagem, a vista a partir do ponto conhecido como “carrossel”, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

geodiversidade é considerada uma variedade (diversidade) de elementos e de processos relacionados aos elementos abióticos da natureza, existentes no nosso Planeta; são exemplos de elementos da geodiversidade as rochas, os minerais, os solos, os fósseis etc.  A geodiversidade é a base para a existência da biodiversidade.

Conceitua-se como geoconservação a conservação desses elementos da geodiversidade. Nesse processo de conservação da natureza, o componente abiótico, geodiversidade, é tão importante quanto o biótico, biodiversidade.

geoturismo pode ser definido como uma forma de turismo sustentável, que objetiva a valorização e a conservação da geodiversidade. Ele busca, a partir da educação e interpretação ambiental, sensibilizar os turistas sobre a importância da conservação dos elementos da geodiversidade, assim como busca beneficiar as populações locais.


Para saber mais

Geoturismo, geodiversidade e geoconservação: abordagens geográficas e geológicas trata dos principais atributos dessa forma de turismo, destacando a importância do patrimônio geológico, a cartografia da geodiversidade, o papel do solo, os fósseis e avançando na implementação dos conceitos em geoparks, visitação em trilhas e o papel das comunidades locais.

Confira ainda a entrevista que fizemos com os autores Antonio José Teixeira Guerra e Maria do Carmo Oliveira Jorge, em que eles falam sobre o processo de criação livro.