Os consumidores e a relação com os alimentos funcionais

Uma das razões mais importantes para a mudança na demanda dos consumidores é a preocupação com a saúde e com produtos insalubres

(Foto: Divulgação)

 

Os alimentos funcionais disponíveis representam apenas uma fração de potenciais oportunidades que consumidores têm para melhorar a saúde ao ingerir alimentos especiais. Os avanços da ciência ligados aos estudos dirigidos a área asseguram que os benefícios dessa alimentação especial possam ser levados aos consumidores de forma diária.

Os consumidores demandam produtos de qualidade, seguros e com saudabilidade. Mas nem todos os consumidores têm certeza dos benefícios dos alimentos funcionais, embora eles estejam na moda.

Na verdade, a percepção positiva ou negativa de um produto alimentar funcional baseia-se mais fortemente no teor de nutrientes do produto de base e menos em sua alegação de saúde.

“Os consumidores tendem a preferir alimentos que trazem algum benefício simples, mas, claro para a saúde, e mesmo aqueles que estão mais preocupados com as questões sobre saúde percebem os produtos intrinsecamente saudáveis (tais como iogurte, cereais e sucos) como portadores preferíveis e de credibilidade sobre a funcionalidade”, explica a Dra. Jocelem Salgado, no livro Alimentos Funcionais.

Além disso, segundo a Dra. Jocelem, existem grandes diferenças entre os diversos grupos populacionais.

“Por exemplo, mulheres, pessoas com mais renda e casais tendem a ter uma visão mais positiva sobre os alimentos funcionais. A estrutura familiar (por exemplo, se há crianças na família) também tem um impacto definitivo no processo que resulta na decisão de compra de alimentos funcionais”, diz ela.

Tudo a ver

Entre os dias 19 e 23/03 acontecerá o workshop Alimentos Funcionais – para prevenir doenças e envelhecer com qualidade. A nova fronteira da alimentação. Liderado por Jocelem Salgado e com a participação de convidados renomados, o workshop abordará os seguintes temas:

  • Quais são e que doenças previnem segundo as pesquisas mais recentes;
  • Como metabolizamos os alimentos: mitos e verdades;
  • Culinária e receitas para uma boa experiência gastronômica.

Não deixe de conferir ainda a reprise do webinar Alimentos Funcionais e a nova fronteira da nutrição humana, onde a Dra. Jocelem Salgado apresenta exemplos práticos para explicar o modo como esses alimentos atuam no corpo humano como antioxidantes ou anti-inflamatórios e até mesmo no combate ao câncer, obesidade e doenças cardiovasculares.