Os maiores lagos do planeta

Um lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém quantidades diferentes de água, seja proveniente da chuva ou de nascentes nas proximidades. Também existem lagos em zonas como a Antártida, chamados de subglaciais, por estarem abaixo do gelo.

Os lagos constituem importantes reservas de água, fundamentais para o abastecimento público, irrigação, produção de energia em hidrelétricas e outras atividades econômicas e sociais, como turismo e recreação.

Apesar disso, eles estão ameaçados pela poluição com resíduos industriais ou urbanos, má gestão da qualidade dos recursos e aumento no uso e desvio exacerbado. Segundo o Conselho Mundial de Recursos Hídricos, a humanidade está usando mais de 50% das fontes de água fresca aproveitáveis e 90% desse número vêm dos lagos.

Para mostrar um pouquinho da beleza dessas formações, separamos os cinco maiores lagos do planeta (em área por km²) com base no livro Recursos hídricos no século XXI, de Takako Matsumura Tundisi, diretora e pesquisadora do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, e José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, SP. Confira!

Lago Superior 

Foto do Lago Superior, um dos maiores lagos do mundo.

(Fonte: Wikimedia Commons)

Área: 82.680 km².

Onde fica: entre o Canadá e os Estados Unidos.

Lago Vitória 

Foto do Lago Vitória, segundo maior do mundo.

(Fonte: Wikimedia Commons)

Área: 69.000 km².

Onde fica: parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África.

Lago Huron 

Foto do Lago Huron.

(Fonte: Flickr)

Área: 59.800 km².

Onde fica: entre Michigan, nos Estados Unidos, e a província de Ontário, no Canadá.

Lago Michigan

Foto do lago Michigan.

(Fonte: Wikimedia Commons)

Área: 58.100 km².

Onde fica: Michigan, nos Estados Unidos.

Lago Tanganica

Foto do Lago Tanganica.

(Fonte: Wikimedia Commons)

Área: 32.900 km².

Onde fica: parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África.

Gostou da matéria? Confira também imagens dos lagos salinos mais famosos da Terra clicando aqui!

Você sabia?

A principal diferença entre lagos lagoas está no tamanho. Ambos são definidos como uma extensão de água cercada por terra, mas os lagos são maiores. Outro fator contrastante entre esses dois espaços está na formação: os lagos geralmente são resultados de transformações do relevo terrestre, e as lagoas são resultado de fenômenos localizados como um desmoronamento ou ações de castores.


Para saber mais

Confira os livros Limnologia e Recursos hídricos no século XXI, de José Galizia Tundisi, doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos-SP, e Takako Matsumura Tundisi, professora titular aposentada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretora e pesquisadora do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos. 

Disponível na livraria Ofitexto!

Na obra Limnologia, está presente todo o conhecimento científico acumulado sobre as águas, desde o uso dela como substrato até a origem dos lagos, a diversidade e a distribuição geográfico destes ambientes aquáticos.

Disponível na livraria Ofitexto!

Já no livro Recursos hídricos no século XXI, estão explicados todos os aspectos dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, seus usos múltiplos, os principais desafios enfrentados e os mais recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos na área. A obra também discute soluções e alternativas de gestão, com exemplos reais e inovadores implantados em diversos países e mostra que cada vez é mais importante descentralizar e integrar a gestão, estabelecer novas políticas públicas e desenvolver cursos e programas de capacitação.