Patologias de fundações mais comuns: como evitá-las?

Palestra ministrada pelo engenheiro Jarbas Milititsky expõe os desafios para solucionar essas patologias

(Foto: Antonio Gravante/shutterstock.com)

 

Patologias de fundações podem ocorrer ou ser originadas em diversas etapas de concepção e implantação das fundações, como: caracterização do comportamento do solo; análise e projeto das fundações; execução das fundações; eventos pós-conclusão das fundações; degradação dos materiais das fundações.

Em entrevista dada à equipe do Comunitexto, o engenheiro Jarbas Milititsky, que há anos atua nas áreas de investigação geotécnica, fundações e contenções, comentou a palestra em que irá falar dos problemas decorrentes dos tipos de patologias mais comuns em fundações, com imagens exclusivas do seu acervo.

Na realidade, a questão de patologia de fundações costuma ocorrer ou ser originada em diferentes etapas da vida de uma fundação, mas a ideia da palestra é dar um panorama. A grande contribuição será mostrar as fases em que os problemas costumam ser originados, mostrando esses problemas e elencando os desafios para as melhorias ou os bons procedimentos para evitar que aquilo aconteça, explica o autor-consultor.

Com experiência em projetos industriais, estruturas especiais e reforço de fundações de prédios históricos, ele não pensa em simplesmente limitar-se a dizer ‘aqui aconteceu um problema dessa natureza e a origem foi essa’.

“Se a contribuição fosse essa ficaria muito limitada, por isso optamos por uma exposição mais abrangente do ponto de vista de cada etapa da vida da obra ou da etapa de uma implantação de uma fundação, começando com a investigação do subsolo, passando pela questão de análise de projetos, depois a questão da execução, os eventos pós-conclusão da fundação. Também vamos apresentar alguns problemas e dizer que, para que esses problemas sejam evitados é importante a adoção dos seguintes procedimentos ou filosofia de encaminhamento da solução”.

Tudo a ver

No dia 23 de novembro, quinta-feira, o renomado engenheiro Jarbas Milititsky apresenta a palestra Patologias de fundações mais comuns: como evitá-las? Organizada pelo núcleo EAD da Oficina de Textos, a palestra abordará os problemas decorrentes dos tipos de patologias mais comuns em fundações com imagens exclusivas do autor, além dos desafios para solucionar essas patologias.

As inscrições já estão abertas! Para garantir sua presença clique aqui.

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.