Planejamento das Atividades de Campo: O Comportamento em campo

Quando os trabalhos em campo estão sendo realizados é adequado adotar uma rotina de procedimentos. Confira a seguir quais são eles!

(Imagem: Mike Goad/Pixabay)

 

  • Informar ao restante do grupo sobre o local específico onde serão realizadas as atividades do dia. Definir pontos de encontro, principalmente, para casos de situações emergenciais.
  • Ter disponível algum tipo de líquido, de preferência água e alimentação extra (por exemplo: barras de cereais). Sempre carregar uma lanterna com pilhas reservas.
  • Conversar com moradores e proprietários de terras da região, identificando-se e informando sobre as atividades que estão sendo realizadas.

Essas pessoas podem contribuir com a equipe, fornecendo informações de natureza variadas como, por exemplo, as condições das estradas (se essas são recentes, bem ou mal preservadas, se estão desativadas, trilhas mais utilizadas, entre outras).

  • Para evitar situações de conflito e evitar que o trabalho técnico não sofra um eventual processo de paralisação temporária, ou até mesmo, definitiva, contatar antecipadamente os responsáveis pelas propriedades maiores, destinadas à agropecuária ou reflorestamento.

Normalmente, o acesso só é possível mediante autorização dos proprietários ou de quem administra o local.

(Imagem: Pixabay)

 

  • Atender aos avisos de placas que, eventualmente, existam nos acessos de propriedades (por exemplo: “entrada proibida”).
  • Por ocasião dos deslocamentos pelas estradas ou dentro de propriedades rurais, sempre que for necessário abrir um portão ou cancela, voltar a fechá-los imediatamente.
  • Não pular ou danificar cercas de arame, não pisotear plantações ou culturas de vegetais.
  • Recolher o lixo produzido.
  • Jamais adentrar em cavernas, poços de minas abandonados, galerias subterrâneas ou em outras situações similares, sem equipamentos adequados e sem o acompanhamento de guias.
  • Por ocasião de chuva com raios não é aconselhado procurar abrigo sob árvores, tocar em cercas de metal ou ficar em contato com corpos de água, devido à possibilidade de ocorrer descargas elétricas.
  • Nunca dirigir veículo, embarcação ou equipamento em condições de sonolência ou sob efeito de álcool ou de qualquer outro tipo de droga.
  • A manutenção dos veículos deve estar em dia. Não é produtivo ter que interromper as atividades para procurar uma oficina com intuito de realizar pequenos reparos.

Falhas mecânicas podem ocorrer, porém, essas não devem acontecer em decorrência da falta de revisões ou de um preparo adequado antes do desenvolvimento da atividade. Deve-se ficar atento às condições gerais do veículo (abastecimento, óleo, líquido de arrefecimento, pneus). Qualquer ruído ou comportamento anormal do veículo deve ser verificado imediatamente, consultando, de preferência, um mecânico habilitado.

Evitar acidentes faz parte de qualquer atividade e, para isso, é importante conhecer os riscos, identificar os locais e antever os momentos em que possíveis acidentes poderão acontecer.

Tudo a ver

O livro Guia Geológico de Campo foi elaborado com a ideia de auxiliar os alunos de Geociências, principalmente, durante as atividades de campo. Contempla assuntos diversos relacionados à Cartografia Geológica, como, por exemplo, mapeamento em áreas graníticas, mapeamento aplicado à áreas de riscos geológicos, mapeamento de estruturas tectônicas, entre outros, todos com enfoque prático.