Engenharia civil

A popularização do concreto pré-moldado no Brasil

Com mais de 40 anos dedicados à engenharia nacional, o Professor Mounir Khalil El Debs faz uma análise sobre o início desse material no país

construction-646914_640.jpg
Trabalhador da construção civil (Foto: pixabay/skeeze)

 

No passado, o setor de concreto pré-moldado no Brasil era concentrado em poucas empresas. Seu crescimento ocorreu nas décadas de 1960 e 1970, e continuou até o início da década de 1980, quando veio a crise na construção civil.

Início do pré-moldado

Foi então que um grande impacto no segmento aconteceu, com o surgimento das fábricas para construção de escolas de argamassa armada, os chamados Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.

“Os condicionantes de construção da primeira escola, que seria transitória, no interior de Goiás, eram: previsão de desmontabilidade, arquitetura própria para clima quente e seco, ambiente não agressivo para a argamassa armada, montagem manual e emprego de mão-de-obra local”, conta Mounir Khalil El Debs, professor sênior do departamento de Engenharia de Estruturas da EESC-USP.  

Popularização

O sistema, com algumas mudanças, foi empregado em todo o país no início dos anos 1990. Mas, naturalmente, as condições não eram as mesmas da primeira escola.

Elas não eram transitórias, os locais onde eram construídas não eram quentes e secos, o ambiente era agressivo, o que trazia problema de durabilidade para a argamassa armada, e não havia mais necessidade de utilizar pré-moldados leves.

“Embora tivesse sido feita uma quantidade considerável de escolas, o sistema foi sendo abandonado. Mas seu impacto foi grande na criação de novas empresas no segmento em diversas regiões do país. Podemos dizer, assim, que o concreto pré-moldado se popularizou”, relata o Professor Mounir.

Tudo a ver 

Entre os dias 7 e 11 de maio, o Professor Mounir Khalil El Debs apresentará o workshop Ligações de estruturas de concreto pré-moldado I: consolos e dentes de concreto, onde vai tratar do projeto de dois componentes essenciais utilizados nessas ligações: consolos e dentes de concreto.

E para saber mais sobre as tendências, a situação do mercado atual, desafio e melhorias não deixe de conferir a reprise do webinar sobre Concreto pré-moldado: conceitos, características e tendências, ministrado pelo Professor Mounir, referência na área.