Precisamos falar sobre o Cerrado!

Embora a destruição da Amazônia tenha voltado a subir, é o Cerrado, na verdade, quem necessita de atenção

Pergunta: Você sabe qual é o bioma mais ameaçado do Brasil?

Se responder Mata Atlântica, a resposta está errada. Esse bioma está praticamente extinto. Atualmente conta com míseros 8,5% da floresta que deu nome ao País (pau-brasil).

Se responder Amazônia. Também errou. O bioma conta com décadas de monitoramento por satélite e atenção da sociedade civil aqui e no exterior, e abriga a maior parte de unidades de conservação.

A resposta certa? O Cerrado. A savana brasileira, que se espalha pelo centro do País e ocupa um quarto de seu território, sucumbe mais rápido ao desmatamento quando comparado à Floresta Amazônica. 

Foto de uma paisagem do cerrado, com uma árvore em primeiro plano, e outras árvores esparsadas sobre um solo seco.

O Cerrado é o bioma nacional com menor porcentagem de unidades de conservação (Fonte: Elza Fiuza/Agência Brasil)

Rico em espécies de plantas e animais, o Cerrado está mais ameaçado, já falamos, inclusive, sobre o tema aqui no blog (Cerrado em meio à polêmica sobre desmatamento).

De 2000 a 2015, a vegetação perdeu 236 mil quilômetros quadrados (km²) de cobertura vegetal, uma área quase do tamanho do Estado de São Paulo (248 mil km²), segundo os dados de um boletim do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Em 15 anos, desapareceram 12% do bioma, para dar lugar a soja, milho, algodão e bois.

No mesmo período, a Amazônia viu sacrificada uma superfície menor, de 208 mil km². E toda essa devastação no Cerrado ainda lançou na atmosfera mais de 8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa.

Só para conhecimento, 40% do carbono desprotegido se acha no Cerrado, e não na Amazônia, como muitos se inclinariam a concluir. Isso ocorre porque a savana brasileira está sob pressão maior da fronteira agrícola e porque ali as exigências de reserva legal (25% da propriedade) são menores que no bioma amazônico (80%).

Devemos cada vez mais voltar nossa atenção para o Cerrado. O bioma conta com mais de 4.800 espécies de plantas e animais que só existem ali. Se virar fumaça, elas desaparecerão com ele.

Fonte: Folha de S.Paulo/Coluna do Marcelo Leite.


Tudo a ver

Não perca a oportunidade de assistir gratuitamente ao webinar A Flora do Cerrado, que está disponível em nosso site. Na palestra, Vinícius C. Souza, professor de Sistemática Vegetal na ESALQ/USP, apresenta alguns conceitos relacionados ao tema:

  • o cerrado como hotspot;
  • biodiversidade;
  • ocorrência;
  • representatividade na flora brasileira;
  • principais famílias de plantas e seu reconhecimento;
  • viabilidade econômica da conservação da vegetação;
  • principais ameaças.