Previsão de tempo e clima: Princípios básicos

A previsão de tempo e clima é um ramo altamente especializado da Meteorologia que está em constante evolução

(Foto: Divulgação)

 

O termo tempo é utilizado para se referir ao estado momentâneo da atmosfera (uma manhã ensolarada, uma tarde nublada, uma noite chuvosa, etc.), enquanto o termo clima se refere ao estado médio da atmosfera, que é obtido pela média dos eventos de tempo durante um longo período (meses, anos, séculos).

A previsão de tempo é realizada para poucos dias consecutivos, fato que se deve ao conhecimento limitado das condições iniciais fornecidas aos modelos numéricos e a algumas simplificações nas equações que regem a atmosfera.

Então, como é possível fazer uma previsão climática, em que é preciso deixar o modelo resolvendo as equações prognósticas para semanas, anos ou séculos?

Segundo os autores do livro Meteorologia – Noções Básicas, a resposta dessa questão é que, na previsão climática, ao contrário da previsão de tempo, não se tem interesse em prever com exatidão o local e o momento da ocorrência de um sistema atmosférico, mas sim que o fenômeno seja simulado pelo modelo para uma região.

Por exemplo, se o objetivo é prever como será a precipitação no outono austral, uma simulação é feita para essa estação; depois é calculado o total acumulado de precipitação e, por fim, este é comparado com o valor climatológico, que é proveniente da média de um longo período de precipitação tanto observada quanto simulada. Assim, é possível saber se tal estação será mais úmida ou mais seca do que a climatologia”, afirma Rita Yuri Ynoue, professora da USP e uma das autoras do livro.

Ferramenta para previsão

A principal ferramenta utilizada para as previsões de tempo e clima são os modelos numéricos conhecidos como modelos numéricos de circulação geral (MCG), que são constituídos por um conjunto de equações físicas descritas em forma numérica e calculadas com o auxílio de computadores.

É possível prever o tempo e o clima com base no seguinte princípio: a partir de um estado inicial (condições iniciais e de contorno), pode-se obter um estado futuro (previsão) por meio de um conjunto de equações que representam os processos físicos e dinâmicos da atmosfera (modelo numérico)”.

Tudo a ver

Disponível em nosso lojão, Meteorologia: noções básicas aborda temas como radiação solar, temperatura, umidade do ar, estabilidade e pressão atmosférica, ventos, observação da atmosfera e classificação climática, tudo numa linguagem direta e clara, amplamente ilustrado e com exemplos específicos de tempo e clima no Brasil.