Agricultura e Recursos Florestais

Primeira variedade de mandioca de mesa desenvolvida para São Paulo

A BRS 429, que será lançada oficialmente pela Embrapa no dia 7 de junho, aparece para atender a demanda do setor produtivo da região Centro-Sul. Primeira para São Paulo e terceira para o Paraná, a variedade da nova cultivar é resultado de cruzamentos realizados em parte pela Embrapa Cerrados, sob a supervisão de Eduardo Alano Vieira, e em parte pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, em programa coordenado por Vanderlei Santos.

A nova variedade vem sendo preparada desde 2007. Entre os elementos almejados pelos desenvolvedores estava, particularmente, resistência à bacteriose, doença frequente na região Centro-Sul; hoje, a BRS 429 apresenta moderada resistência à doença, uma raiz cilíndrica e longa que permite maior aproveitamento comercial, alta produtividade e precocidade, e também atrativas qualidades culinárias, incluindo forte coloração amarela, bom tempo de cozimento e textura farinácea. Além disso, tem como destaque apresentar surpreendente uniformidade das raízes.

Apesar de originalmente elaborada para São Paulo e Paraná, a qualidade final e de produção da nova variedade, combinada com sua aparente facilidade de se adaptar a diferentes regiões, animou os pesquisadores a ampliar sua área de aplicação. Já estão sendo realizados testes no Rio Grande do Sul e a expectativa é que no segundo semestre de 2022 sua recomendação seja estendida para o Distrito Federal e entorno.

Com mais dois lançamentos previstos para o Centro-Sul, desta vez da variedade industrial, a Embrapa segue buscando materiais de mandioca que atendam as demandas específicas de diferentes regiões, segundo um melhoramento inteligente e em concordância com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Confirma mais sobre a BRS 429 no site da Embrapa.

Para saber mais