Prof. Faiçal Massad,homenagem pelo aniversário de 80 anos em forma de depoimentos de amigos, colegas e alunos!

Professor Faiçal Massad, homenagem pelos aniversário de 80 anos, em 30/03/2020

Compilado por Shoshana Signer

Conheci o Prof. Faiçal há 50 anos. Lembro da ocasião. Tendo “descoberto” a mecânica dos solos, fui pedir estágio ao Prof. Carlos Pinto, no IPT. Lá estava sentado o Faiçal, tendo aula particular de matemática avançada que ele aprendia para equacionar um problema que estudava à época.

Prof. Carlos de Sousa Pinto

“Ao longo de décadas como colega do Faiçal, no IPT e na Escola Politécnica, só vi crescer meu respeito e admiração pela sua competência nos trabalhos profissionais e principalmente nas atividades didáticas, que o fez merecedor do respeito de um número tão grande de discípulos e companheiros.” 

E outros grandes professores e profissionais, da que foi a segunda geração geotécnica, após nomes como Milton Vargas e Victor de Mello.

Prof. Willy Alvarenga Lacerda

“Faiçal Massad é meu conhecido e amigo de muitos anos, e tive a honra de fazer parte da banca que o diplomou Professor Titular. É um autor profícuo, escreveu vários livros sobre sua especialidade, em especial as argilas moles de Santos, das quais é o maior especialista brasileiro. Esta justa homenagem aos seus 80 anos é o resultado natural da sua grande figura humana, que se projeta além da área técnica.”

Prof. Paulo Teixeira da Cruz:

“Faiçal foi meu aluno na Poli. Depois que ele foi a Harvard para o mestrado, voltou à Poli por 40 anos. Convivi com ele diariamente por 15 anos, no meu tempo de confinamento da dedicação integral.

Trabalhamos juntos no projeto da Petrobrás, em um tema desafiador, os debris flows. Faiçal hoje na POLI é O Professor de Mecânica dos Solos. Respeitado por todos, pelas Associações de classe, pelos muitos geotécnicos, por seus ex alunos. Grande abraço, Paulo”

Prof. Milton Kanji:

“Faiçal Massad, Professor extremamente competente e dedicado, é também um investigador original, detalhista e metódico, com importantes contribuições à geotecnia.

Mereceu vários reconhecimentos de seus alunos, de colegas e da classe profissional. Tem grande cultura literária e filosófica, e aprecia a música erudita e a ópera. A despeito do seu grande conhecimento, é humilde e muito generoso. É muito dedicado à família e aos amigos. Tenho a honra de contar com a sua amizade.

Prof. Jarbas Milititsky:

“As atividades profissionais de Faiçal no IPT e na USP foram os ingredientes formadores deste profissional destacado de nossa comunidade geotécnica brasileira.

A forma reservada, característica deste mestre esconde uma enorme contribuição à geotecnia, não só pela qualificada contribuição científica e profissional, pela contínua formação de recursos humanos e atividades de ensino, pela participação ativa e relevante na ABMS, sem falar no agradável e sempre prazeroso convívio com os amigos de nossa comunidade.”

Os anos completaram décadas e alunos do Prof. Faiçal, sem dúvida inspirados por ele, tornaram-se colegas e amigos.

Prof. Jaime Domingos Marzionna:

“Conheci o Prof. Faiçal nos idos dos anos de 1970 quando fui seu aluno nos cursos de “Geotecnia” da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Nessa época o Prof. Faiçal era Prof. Assistente do Prof. Victor de Mello. Naquela época já foi possível perceber a grande capacidade técnica de raciocínio, análise e discernimento do Prof. Faiçal.

Essa impressão que tive como aluno reforçou-se ao longo da vida profissional e a partir de quando passei a dar aula na POLI como professor assistente da disciplina de “Obras de Terra” em que ele era o professor responsável.

Apesar da impressão que passa para quem não o conhece, de ser uma pessoa circunspecta, no aspecto pessoal o Prof. Faiçal é uma pessoa de grande sensibilidade musical e espiritual.

Enfim, o Professor Faiçal Massad é daquelas pessoas que vale a pena ter conhecido ao longo da vida e que dá orgulho ter a oportunidade de com ele conviver até o momento.”

Maria Eugênia Gimenez Boscov:

“Faiçal Massad será sempre para mim o Professor Faiçal, pois dentre as atividades profissionais que exerceu e exerce com muita competência, marcou-me sobretudo sua excelência no ensino.]

Fui sua aluna em 1981 na disciplina de pós-graduação Propriedades dos Solos – Laboratório I, estruturada e organizada para fazer aprender, a ponto de os conhecimentos adquiridos naqueles meses ficarem permanentemente incorporados ao meu repertório profissional.

Há quase 40 anos o Professor Faiçal formulou um curso que atende perfeitamente aos modernos quesitos de aprendizagem. Como colega mais graduado, responsável por disciplinas das quais participei como docente, era exigente, sério, justo, de poucas palavras e, como fui percebendo ao longo do tempo, sempre mirando na excelência do curso.

Como Professor e orientador, o vi acreditar nas pessoas, dar-lhes oportunidade e ajudá-las na travessia do conhecimento. Sua dedicação à Escola Politécnica, ao ensino e à pesquisa continuam até hoje, sendo sua contribuição como professor sênior fundamental para a qualidade da nossa pós-graduação.

O Professor Faiçal é discreto e não faz alarde de sua pessoa, de modo que a admiração por ele aumenta à medida que se o conhece.”

Não faltam depoimentos de destacados colegas, extra Politécnica da USP, como o presidente da ABMS,

Prof. Alexandre Duarte Gusmão:

“O Prof. Faiçal Massad reúne todas as qualidades que só o tempo traz a um engenheiro: experiência, liderança e humildade. Sim, humildade de reconhecer que modelar a natureza e as obras de engenharia nunca é uma tarefa perfeitamente acabada. E aí que entra o bom senso e a sensibilidade, que dão o toque final às obras, e que nenhum livro ensina. Se 80 anos fazem bem ao engenheiro, imagine ao professor: elegante, conciso e didático.

Obrigado Mestre pela formação de milhares de engenheiros que ajudam a construir a cidadania do nosso povo. Obrigado pela inspiração a tantos professores que vão continuar a tua missão. Obrigado por ter sempre uma palavra acolhedora.”

… e da Universidade Porto, Portugal,

Prof. Manuel Matos Fernandes

“Comecei cedo a aprender com o Faiçal. A sua tese de doutoramento (sobre efeitos da temperatura nas escavações suportadas por estroncas) foi um guia muito útil para a minha própria tese, desenvolvida no LNEC entre 1979 e 1982, local onde o Faiçal estagiara anos antes.

Só quase 20 anos depois o conheci pessoalmente, na minha primeira visita à USP por ocasião das provas de livre docência do Waldemar Hachich. Fiquei encantado com a sua tranquila simpatia e simplicidade. Desde então, os congressos luso-brasileiros têm proporcionado um regular convívio com o Faiçal e com a Matilde, quer em terras lusas, e em particular no Porto, a minha cidade, quer no Brasil. Convívio sempre altamente gratificante.

Nesta data especial, quero expressar a minha profunda gratidão ao Faiçal, não só pelo que aprendi nos seus livros e trabalhos técnicos, mas também pelos preciosos esclarecimentos e conselhos sobre os solos brasileiros, que me ajudaram a escrever os meus próprios livros de Mecânica dos Solos e a adaptá-los à realidade do Brasil.

Amigo Faiçal, receba um forte e sentido abraço de Parabéns! “

Há 20 anos, já com uma nova missão, de consolidar e publicar o conhecimento brasileiro geotécnico e da engenharia civil brasileira, “persegui” o Faiçal para publicar sua contribuição. E ele o fez. Temos publicados quatro livros de sua autoria. Para fazer essa homenagem, pedi a algumas pessoas um parágrafo sobre o aniversariante. Mas não me surpreendi que outros ex-alunos quiseram participar.

Prof. Alessander Kormann

Universidade Federal do Paraná e Diretor da Fugro In Situ Geotecnia

“Como aluno e orientado de doutorado, tive a oportunidade de perceber – à parte de aspectos técnico ou profissionais – valores da dimensão humana que o Prof. Faiçal Massad representa: disciplina, humildade, honestidade, bondade, paixão e dedicação ao próximo.”

Marcelo Fischer Gramani

Geólogo – Pesquisador do IPT

“Conheci o Prof. Faiçal Massad em março de 1997 quando ingressei na Poli/USP para fazer meu mestrado. Meu tema era sobre investigação de maciços rochosos utilizando obturadores de impressão, ao qual me dediquei na pesquisa por um ano.

Ao chegar na Poli, participei de um processo e fui selecionado para receber uma bolsa do “Convênio Petrobrás-USP”, coordenado pelo Prof. Massad. A liderança, a seriedade, o comprometimento científico e a postura do Prof. Massad logo chamaram a atenção e, também, foram decisivos para uma mudança radical na minha linha de pesquisa.

Foram muitas horas de reuniões, discussões e trabalhos de campo na área da Refinaria Presidente Bernardes em Cubatão (SP) e em Timbé do Sul (SC) no entendimento das ocorrências de debris flows em bacias serranas brasileiras.

O Prof. Faiçal aceitou e fechou com muita competência o desafio. Se há obras do tipo Sabo Works no Brasil, pioneiras no controle dos debris flows, dezenas de artigos publicados sobre o assunto e pesquisa nos centros de excelência… a USP e o País devem ao Prof. Faiçal Massad.”

Prof. Dr. Paulo Albuquerque

FEC UNICAMP

“Foi um prazer ter o Prof. Faiçal como orientador de doutorado. Não foram somente os valiosos ensinamentos no campo da geotecnia, mas também de vida, com sua conselhos, paciência, sobriedade e bom coração! Parabéns Prof. Faiçal pelos 80 anos de vida.”

André Querelli

MSc. Eng. Civil – Projetista e consultor Geotécnico

 “Um grande orientador. Professor Faiçal me transmitia toda sua experiência e conhecimento com extrema serenidade e propriedade. Mais do que isso, foi um homem extremamente apoiador e compreensivo em todas as situações extra-acadêmicas desse tempo que desenvolvemos juntos. Sempre faço questão de mencionar o privilégio de ter sido orientado por ele.”

Beatriz Herter Pozzebon

Eng. Civil e Mestra pela Escola Politécnica da USP

“Obrigada Professor Faiçal por todos os ensinamentos passados, tanto nas disciplinas, quanto sob sua orientação. Foi uma grande honra ter sido sua orientada! Muito obrigada mesmo! Parabéns e muita saúde! Vamos em frente!”

E graças à inspiração da ex-aluna Thaís em homenagear seu professor é que alguns dos depoimentos estão aqui. Fecho com chave de ouro:

Thaís L. Dada

Msc. Eng. Civil – Engenheira na ZF & Engenheiros Associados

“Fui aluna do Professor Faiçal Massad na graduação e orientada por ele no mestrado. O Professor, para mim, é o exemplo a seguir. São extremamente admiráveis seu conhecimento sólido e profundo, sua conduta, perfeccionismo, dedicação, carinho e preocupação com os alunos. Ele me inspira porque tem amor ao que faz, está sempre se renovando e está acima das pequenezas do cotidiano.”