Projeto de fundações de aerogeradores

Em geral, o projeto de fundações de aerogeradores ocorre em etapas e considera aspectos diversos, tanto estruturais quanto geotécnicos

Os aspectos estruturais são constituídos pela determinação das cargas atuantes, pela resposta da estrutura quando considerada a rigidez das fundações e pelo dimensionamento estrutural do bloco e das estacas, quando parte da solução.

Como qualquer solução de fundações, do ponto de vista técnico o projeto de fundações de aerogeradores deve abranger uma série de itens. (Imagem: NOCTULA)

Do ponto de vista geotécnico, são levados em conta a resistência (capacidade de carga) e os deslocamentos previstos das fundações para as diferentes condições de carregamento atuantes – tipicamente, estado-limite de serviço (ELS) e estado-limite último (ELU).

explica o Eng. Jarbas Milititsky, autor do livro Fundações de torres: aerogeradores, linhas de transmissão e telecomunicações

Requisitos de projeto

Como qualquer solução de fundações, do ponto de vista técnico o projeto de fundações de aerogeradores deve abranger os seguintes itens:

  • garantir a segurança do sistema estrutura × fundação para todas as condições de carregamento;
  • atender às condições de comportamento, de forma que os deslocamentos provocados pelos diferentes carregamentos não afetem o funcionamento do sistema;
  • atender a requisitos de durabilidade, garantindo a funcionalidade ao longo da vida útil prevista da estrutura;
  • atender a requisitos de sustentabilidade, novo condicionante na engenharia de fundações.

Do ponto de vista da exequibilidade, no caso dos parques de aerogeradores a solução ideal é aquela que usa preferencialmente o mesmo sistema de fundações para todas as bases, ou pelo menos o mesmo bloco, se a solução utilizar estacas.


Tudo a ver

Disponível em nossa loja, Fundações de torres: aerogeradores, linhas de transmissão e telecomunicações apresenta estudos de caso de projetos reais para diferentes condições de subsolo, definição de parâmetros de resistência e de compressibilidade, cálculo e dimensionamento, indicação para investigação do subsolo para cada tipo de torre e informações sobre ensaios comprobatórios.