Proteção de rios: o caso Los Antiguos

A obra fluvial realizada no Rio Los Antiguos, na Argentina, é significativa por seu tamanho e por suas características

(Foto: Divulgação)

 

O povoado de Los Antiguos está localizado na base da Cordilheira dos Andes, província de Santa Cruz, no fértil vale do rio homônimo, que descarrega suas águas no lago Buenos Aires.

Descrição do problema

A atividade frutícola, que representa uma das principais fontes de renda dos moradores da área, era constantemente afetada pelo transbordamento do rio Los Antiguos na época do descongelamento.

Essas cheias inundavam as áreas agrícolas, gerando erosão e perda de terras aptas para o cultivo em áreas próximas às margens do rio. Anteriormente, haviam sido executadas obras específicas de controle de inundações e proteção das margens, mas foi necessário o desenvolvimento de um projeto que abrangesse toda a área afetada e, especialmente, fornecesse uma solução definitiva.

Solução

O projeto global para o controle de inundações e a proteção de margens foi desenvolvido em conjunto por técnicos do Laboratório de Hidráulica do Instituto Nacional da Água (INA) e técnicos do Departamento Provincial de Recursos Hídricos no âmbito do Conselho Agrário Provincial (CAP).

O projeto incluiu a sistematização desse curso de água pela construção de uma proteção longitudinal de 8 km de comprimento. As obras, que foram desenvolvidas em etapas, protegem hoje o curso superior do rio por aproximadamente 5 km de extensão”, conta o engenheiro Gerardo Fracassi, Gerente de Desenvolvimento de Novas Soluções da Maccaferri.

As principais obras foram: dragagem e correção do traçado do rio, construção de diques de defesa contra inundações e proteção contra a erosão do talude com colchões Reno®. Além disso, foi construída uma barragem em gabiões e colchões Reno® que permite desviar a água para a irrigação das culturas.

Depois de vários anos de observação, a equipe técnica responsável pela fase final do projeto decidiu usar a mesma solução para proteger os diques contra as inundações ao longo de 3 km, e em ambas as margens do rio.

Tudo a ver

Revestimentos, muros de contenção, diques longitudinais e espigões são apenas algumas das soluções para estabilização, regularização, proteção contra a erosão e controle de enchentes em cursos de água. Disponível em nossa loja, Proteção de rios com soluções Maccaferri explica as características dessas obras, os problemas que podem ser solucionados com elas e a forma de dimensioná-las.

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.