Próximos lançamentos: Processamento de imagens de satélites

Novidade da Oficina de Textos, Processamento de imagens de satélites surge com o objetivo de auxiliar estudantes, pesquisadores e usuários em geral

processamento de imagens
O livro satisfaz as necessidades básicas de usuários iniciantes e fornece detalhes matemáticos sobre técnicas e algoritmos para usuários mais experientes. (Imagem retirada do livro “Processamento de imagens de satélites”. Todos os direitos reservados à Editora Oficina de Textos)

O processamento de imagens é um desafio atual de pesquisa que envolve inúmeras questões, desde aquelas relacionadas à coleta e ao armazenamento dos dados, passando por ética e privacidade, até o desenvolvimento de algoritmos eficientes e robustos para extrair as mais inimagináveis informações deles.

Sua utilização é indispensável em previsão do tempo, acompanhamento da produtividade agrícola, monitoramento ambiental, mapeamento urbano, análise de atividades industriais, apoio em catástrofes etc. O livro Processamento de imagens de satélites, com o selo da Editora Oficina de Textos, tem a intenção de auxiliar estudantes, pesquisadores e usuários em geral no entendimento de técnicas utilizadas no procedimento digital feito sobre as imagens brutas adquiridas por sensores.

Leia também

Processamento de imagens de satélite: Entrevista com Daniel Capella Zanotta

Os autores Daniel Zanotta, Maciel Zortea e Matheus Pinheiro Ferreira optam por manter um equilíbrio, incluindo material para satisfazer as necessidades básicas de usuários iniciantes, mas procurando, ao mesmo tempo, fornecer detalhes matemáticos sobre técnicas e algoritmos para usuários mais experientes.

A obra aborda os seguintes temas:

  • Iniciação aos dados de sensoriamento remoto;
  • Fontes de erro e correção de imagens de satélites;
  • Histograma, contraste e equalização;
  • Transformações espectrais e modelos de mistura espectral;
  • Operações aritméticas, entre outros.

Matéria publicada em 27.2.2019


Tudo a ver

A obra introduz os usuários iniciantes ao processamento de imagens de satélite, mas não se restringe a eles, avançando e se aprofundando em detalhes matemáticos sobre técnicas e algoritmos, voltados para usuários mais experientes. Fruto de anos de experiência dos autores nas áreas de ensino e pesquisa.